FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA
NOVA ESCOLA, A REVISTA DE QUEM EDUCA
NOVA ESCOLA On-line, O SITE DE QUEM EDUCA
PRÊMIO VICTOR CIVITA
Letras de Luz

Contação de histórias e Libras

  • Aumenta o tamanho da letra
  • Diminui o tamanho da letra
  • Expande ou comprime o texto

Radaí Cléria Felipe Gonçalves, do CEINF Dona Chiquinha (Paranaíba, MS), despertou o interesse da criançada pela leitura no projeto que está desenvolvendo a partir das oficinas do Letras
A professora trabalhou com sua turma de 4 e 5 anos a história “Os Três Porquinhos”, um clássico da literatura infantil. Para fazê-lo, porém, usou técnicas de contação de história adquiridas nas oficinas de leitura. “Além disso, dei continuidade a um trabalho permanente que tenho com eles, de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, diz Radaí. “Enquanto conto a história, vou mostrando alguns sinais, que eles aprendem com muita facilidade.”
A professora, que é também intérprete de Libras, contou a história usando cenários feitos de papel pardo, palito de sorte e EVA, materiais acessíveis e que estimulam a imaginação dos pequenos. A cada dia, contava um trecho da história e as crianças desenhavam o “capítulo” no livro que a turma confeccionou coletivamente. Com todo esse envolvimento, cresceu o interesse das crianças pela leitura do original da história.

| Conteúdo On-line | Edições impressas | Multimídia | Espaço do leitor | Educação infantil | Prêmio FVC | Fundação Victor Civita |

© FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA - Todos os direitos reservados.