Mão na massa – Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Biomas, unidades de conservação e povos tradicionais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação da biodiversidade
Por: Josiane Nery
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência didática sobre a importância das unidades de conservação. Nela, vamos abordar a importância da presença destas unidades em todos os biomas brasileiros. Para isso, a turma vai pesquisar as unidades que existem em cada um dos biomas e ainda as comunidades tradicionais que neles vivem. O objetivo é que eles visualizem o quantitativo de áreas protegidas por bioma e reflitam se a preservação da biodiversidade está garantida.
Informações sobre as unidades de conservação nos biomas brasileiros estão disponíveis no site do ICMBio <http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros>. Clicando na aba “biodiversidade”, você encontra por exemplo, o tamanho da área protegida em cada bioma, uma lista com o nome de todas as unidades, os ecossistemas presentes em cada uma delas, entre outras informações. Vale a pena conferir antes desta aula.
Materiais necessários para a aula: Laboratório de informática com acesso a internet. Seis cópias impressas do material disponível neste link:
ATENÇÃO! Se a escola não dispuser de laboratório de informática é necessário seguir as seguintes orientações: com uma semana de antecedência, divida a turma em seis equipes e sorteie um bioma brasileiro para cada equipe pesquisar. Distribua a tabela disponibilizada no primeiro slide e escreva no quadro o que elas devem pesquisar: - As unidades de conservação que estão localizadas no bioma que foi designado para a equipe; Preencher a tabela recebida e; Pesquisar as comunidades tradicionais que se relacionam com as unidades de conservação. Oriente-as a buscar locais com acesso a internet ou bibliotecas públicas onde elas possivelmente encontrarão mapas com as informações solicitadas. Você pode indicar os seguintes links para pesquisa: <http://mapas.icmbio.gov.br/i3geo/icmbio/mapa/interno/home.html?40lejde9dac5d8n3n974tg8a77> e <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/geoprocessamento/DCOL/dados_vetoriais/MapaUCS_junho_2018_150dpi.pdf>, ambos do ICMBio.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula. Diga que nesta aula vamos relacionar os três itens indicados no título, a fim de refletir sobre a proteção da biodiversidade brasileira.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente que no Brasil tem cinco espécies de tartarugas marinhas e todas estão ameaçadas de extinção. Dito isso, peça que eles observem o crescimento do número de filhotes nascidos nas praias brasileiras desde o início do projeto Tamar, o qual protege as áreas de desova das tartarugas marinhas em 25 pontos do litoral brasileiro. Comente também que ao proteger uma área, todas as espécies que vivem ou passam por ela ficam protegidas e não somente a espécie alvo do projeto. Daí a grande importância das unidades de conservação e do trabalho de conscientização ambiental para a proteção da biodiversidade.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a pergunta e ouças as respostas. Pergunte quais são os biomas brasileiros. De acordo com o bioma onde a sua cidade se insere, pergunte aos estudantes se há unidades de conservação neste bioma. Busque extrair informações deles, pois além de contextualizar, esta é uma forma de atrair a atenção deles para o tema em questão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 36 minutos (6 minutos para cada rodada)
Orientações: ATENÇÃO! A orientação n.1 é para os professores que vão desenvolver esta aula no laboratório de informática. A orientação n.2 é para os professores que não tem essa possibilidade e assim desenvolverão esta aula em sala de aula e sem acesso a internet.
Orientação n. 1: No laboratório de informática, a turma dividida em seis equipes, deve acessar o site do ICMBio, na página do mapa interativo das unidades de conservação, disponível deste link: <http://mapas.icmbio.gov.br/i3geo/icmbio/mapa/interno/home.html?40lejde9dac5d8n3n974tg8a77>. Quando abrir o link, os estudante verão um mapa do Brasil e algumas abas na parte superior da tela. Coloque a seta sobre a aba chamada “camadas”, depois escolha a opção “ICMBio” e depois clique em “unidades de conservação”. Feito isso, as unidades de conservação aparecerão em destaque no mapa. A partir de então, os estudantes podem aproximar a imagem buscando observar o tamanho das unidades, a sua localização, o nome e o tipo de unidade ao qual corresponde (parque nacional, reserva ecológica, reserva extrativista, etc.). Para visualizar os limites entre os biomas, coloque a seta sobre a aba “camadas”, depois sobre “MMA” e em seguida “vegetação”, depois clique em “biomas do brasil” . Com acesso a internet eles podem pesquisar também os ecossistemas que estão protegidos dentro das unidades (somente uma ou duas, pois verificar todas seria um trabalho muito extenso) .
Após interagir com o mapa, e ainda utilizando a internet para pesquisa, eles devem começar a responder as atividades disponibilizada neste link: Tempo sugerido: 28 minutos Orientação n. 2: Espera-se que as equipes já tenham realizado a pesquisa sobre os biomas e as unidades de conservação neles existentes, bem como sobre as comunidades tradicionais que com eles se relacionam. Portanto, agora no “mão na massa”, faça o seguinte rodízio de tarefas:
Sistematização
Tempo sugerido: 28 minutos (total)
Orientações:Acesse o link a seguir para visualizar as unidades de conservaçao e realizar os questionamentos propostos http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/geoprocessamento/DCOL/dados_vetoriais/MapaUCS_junho_2018_150dpi.pdf
Coloque o mapa do Brasil grande anexado à folha de isopor em um local que todos tenha acesso e siga as orientações abaixo de acordo com o modo como a aula foi desenvolvida.
ATENÇÃO! A orientação n.1 é para os professores que vão desenvolver esta aula no laboratório de informática. A orientação n.2 é para os professores que não tem essa possibilidade e assim desenvolverão esta aula em sala e sem acesso a internet.
Orientação n. 1: Cada equipe terá três minutos para apresentar as suas conclusões sobre as atividades propostas no Mão na massa e na atividade impressa que foi entregue. Deixe os alfinetes disponíveis sobre a sua mesa para que, após a apresentação, cada equipe pontue no mapa as unidades de conservação encontradas. Quando todas as equipes tiverem se apresentado, será possível visualizar no mapa todas as unidades de conservação encontradas, distribuídas por todos os biomas, dando uma ideia sobre a proteção da biodiversidade no Brasil.
O item 2 é essencial para promover a reflexão acerca da importância que os governos dão às unidades de conservação. Você não deve julgar as respostas como certas ou erradas, pois o objetivo é a reflexão e os debates por elas proporcionadas.
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação n. 2: Deixe os alfinetes disponíveis sobre a sua mesa para que cada equipe pontue no mapa as unidades de conservação encontradas, baseando-se no desenho esquemático que fizeram durante a semana. Quando todas as equipes tiverem se apresentado, será possível visualizar no mapa todas as unidades de conservação encontradas, distribuídas por todos os biomas, dando uma ideia sobre a proteção da biodiversidade no Brasil. O item 2 é essencial para promover a reflexão acerca da importância que os governos dão às unidades de conservação. Você não deve julgar as respostas como certas ou erradas, pois o objetivo é a reflexão e os debates por elas proporcionadas.
Tempo sugerido: 10 minutos
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
CIE9_12V&E05
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça que os estudantes leiam o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que eles anotem o que sabem sobre o Projeto Tamar. Peça que eles reflitam sobre a questão disparadora: A biodiversidade dos biomas brasileiros está protegida?
Mão na massa
Divida a turma em 06 grupos.
Envie a atividade via whatsapp
Peça que cada grupo faça uma pesquisa sobre as unidades de conservação de cada bioma.
Grupo 1- Amazônia
Grupo 2- Cerrado
Grupo 3 - Mata Atlântica
Grupo 4- Caatinga
Grupo 5- Pantanal
Grupo 6- Pampa
Depois cada grupo deverá identificar no mapa a localização das unidades de conservação e elaborar um texto explicativo sobre as ações desenvolvidas.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem o mapa.
Material de apoio:
https://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa sobre as unidades de conservação.
compartilhe o mapa: :
Tutorial Google Meet - https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando-os na execução das atividades.
Biomas, unidades de conservação e povos tradicionais
9º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar os diferentes biomas brasileiros às unidades de conservação existentes e ao modo de vida dos povos tradicionais.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Professor-autor: Josiane Silva
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência didática sobre a importância das unidades de conservação. Nela, vamos abordar a importância da presença destas unidades em todos os biomas brasileiros. Para isso, a turma vai pesquisar as unidades que existem em cada um dos biomas e ainda as comunidades tradicionais que neles vivem. O objetivo é que eles visualizem o quantitativo de áreas protegidas por bioma e reflitam se a preservação da biodiversidade está garantida.
Informações sobre as unidades de conservação nos biomas brasileiros estão disponíveis no site do ICMBio <http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros>. Clicando na aba “biodiversidade”, você encontra por exemplo, o tamanho da área protegida em cada bioma, uma lista com o nome de todas as unidades, os ecossistemas presentes em cada uma delas, entre outras informações. Vale a pena conferir antes desta aula.