Atividade para impressão - Na ilha das frutas
Na ilha das frutas
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Removendo e substituindo sílabas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Materiais necessários: Atividade para impressão “Na Ilha das Frutas” disponível aqui. Resolução da atividade como apoio para o professor, disponível aqui. Lápis, borracha, lápis de cor, quadro do professor e projetor de slides. Sílabas para serem impressas e usadas durante a correção feita no cartaz, disponíveis aqui. Sugestão de texto e montagem do cartaz, disponível aqui. Cartolinas, pincel atômico para a confecção do cartaz.
Dificuldades antecipadas: Não conseguirem compreender a segmentação das palavras em sílabas ou não fazerem as junções silábicas necessárias para a formação de novas palavras.
Referências sobre o assunto:
CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; MEC - Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Pernambuco, 2009. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf> Acesso em: 09 de novembro de 2018.
Morais, A. Consciência fonológica na alfabetização. CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/consciencia-fonologica-na-alfabetizacao>. Acesso em: 09 de novembro de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula para as crianças e explique que na aula de hoje vão analisar as partes de que são feitas as palavras.
Tempo sugerido: 9-10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Essa 1º parte deve durar aproximadamente 15-20 minutos
Materiais complementares: Atividade para impressão “Na Ilha das Frutas” disponível aqui. Resolução da atividade como apoio para o professor, disponível aqui. Lápis, borracha, lápis de cor, quadro do professor e projetor de slides. Sílabas para serem impressas e usadas durante a correção feita no cartaz (e, se possível, disponibilizada 1 cópia para cada dupla), disponível aqui. Sugestão de texto e montagem do cartaz, disponível aqui. Cartolinas, pincel atômico para a confecção do cartaz.
Orientações: A sugestão é que essa 2º parte do desenvolvimento dure aproximadamente 12 minutos.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para que seja feito o envio das orientações das atividades. Elas também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas para as famílias da maneira que for mais acessível.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui; veja como construir uma caneta touch screen no vídeo disponível aqui); Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio, no WhatsApp ou em outro canal de comunicação, convidando famílias e crianças a brincar de falar palavras bem devagar, percebendo os pedacinhos delas saindo de suas bocas. As crianças podem brincar com os nomes de seus familiares ou colegas da escola. Envie também as questões do slide Introdução em formato de texto ou foto do slide. Se houver a possibilidade de uma aula síncrona, você pode lançar as questões seguindo as orientações do slide Introdução e/ou utilizar o Google Jamboard para a escrita das palavras.
Desenvolvimento
Grave um áudio ou um vídeo lendo o texto Na ilha das frutas. Depois, no mesmo áudio ou vídeo, explique a atividade de acordo com as orientações do slide Desenvolvimento. Você pode pedir que, com a ajuda de um adulto, os estudantes escrevam as sílabas das palavras, de acordo com as orientações do slide Desenvolvimento. Se você estiver numa aula síncrona, pode utilizar o Google Jamboard para realizar a atividade com as sílabas já separadas.
Fechamento
Nesse momento, peça que, se possível, as famílias enviem as fotos dos registros dos estudantes por WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação. Grave um áudio ou vídeo com os questionamentos apresentados no slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a realizar essa mesma atividade através de brincadeiras de formar novas palavras, com essas mesmas sílabas ou utilizando sílabas dos seus próprios nomes ou de outras pessoas com as quais a criança convive.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Como se formam as palavras?
Finalidade da aula: Através da leitura de um texto, analisar algumas palavras destacadas e perceber a possibilidade de segmentação silábica bem como criar novas palavras a partir da manipulação e combinação das sílabas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP02
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a possibilidade de segmentar palavras em sílabas, removendo e substituindo sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Materiais necessários: Atividade para impressão “Na Ilha das Frutas” disponível aqui. Resolução da atividade como apoio para o professor, disponível aqui. Lápis, borracha, lápis de cor, quadro do professor e projetor de slides. Sílabas para serem impressas e usadas durante a correção feita no cartaz, disponíveis aqui. Sugestão de texto e montagem do cartaz, disponível aqui. Cartolinas, pincel atômico para a confecção do cartaz.
Dificuldades antecipadas: Não conseguirem compreender a segmentação das palavras em sílabas ou não fazerem as junções silábicas necessárias para a formação de novas palavras.
Referências sobre o assunto:
CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; MEC - Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Pernambuco, 2009. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf> Acesso em: 09 de novembro de 2018.
Morais, A. Consciência fonológica na alfabetização. CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/consciencia-fonologica-na-alfabetizacao>. Acesso em: 09 de novembro de 2018.
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