Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Fatos básicos da adição
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Construção dos fatos básicos da adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina Espírito Santo.
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
- Construção dos fatos básicos da adição utilizando a Escala de Cuisenaire e a malha quadriculada.
- Representação, em linguagem matemática, dos fatos básicos da adição.
Conceito-chave
Fatos básicos da adição.
Recursos necessários
- Escala de Cuisenaire.
- Malha quadriculada 1x1.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Construção dos fatos básicos da adição utilizando a Escala de Cuisenaire e a malha quadriculada.
- Representação, em linguagem matemática, dos fatos básicos da adição.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
AquecimentoTempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Verifique se há esse material na sua escola. Se houver, separe uma caixa para cada dupla. Se não houver, prepare um envelope para cada dupla de alunos contendo um conjunto de barras da Escala de Cuisinaire. Para isso você irá precisar de:
68 peças, sendo 15 cubos 1 x 1 x 1 (natural); 13 peças 1 x 1 x 2 (vermelho); 7 peças 1 x 1 x 3 (verde claro); 6 peças 1 x 1 x 4 (lilás); 5 peças 1 x 1 x 5 (amarelo); 4 peças 1 x 1 x 6 (verde escuro); 5 peças 1 x 1 x 7 (preto); 5 peças 1 x 1 x 8 (marrom); 4 peças 1 x 1 x 9 (azul); 4 peças 1 x 1 x 10 (laranja). Você pode preparar previamente esse material com as crianças, fornecendo-lhes papel quadriculado 1x1 e combinando as cores com as quais devem pintar as barrinhas de diferentes tamanhos.
- Apresente o material para as crianças, convidando-as a observar a relação entre as cores e as quantidades de quadradinhos representadas.
- Deixe-os manipularem à vontade.
- Incentive-os a buscarem equivalências entre as barrinhas com perguntas do tipo: De quantas barrinhas brancas eu preciso para formar uma barrinha vermelha? De quantas barrinhas vermelhas eu preciso para formar uma barrinha azul?
Propósito: Explorar a Escala de Cuisenaire.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a Escala de Cuisenaire. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Peça que registrem, na folha quadriculada uma maneira diferente adotada pelo colega e que escrevam o nome do colega. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Durante a realização da atividade, circule pela sala fazendo intervenções que possibilitem avanços no processo de construção de conhecimentos pelos alunos. Para isso, faça perguntas do tipo:
- Como você escolheu a primeira barrinha para representar o número?
- Como você analisou as outras opções para completar o número?
- Por que fez essas e não outras escolhas?
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Para saber mais sobre as barrinhas de Cuisenaire clique aqui
Materiais complementares para impressão:
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos .
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10_12).
Orientação: Faça a pergunta para as crianças e escute as respostas atentamente. Peça para que alguns alunos representem, no quadro, como fariam a representação em linguagem matemática.
Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.
Discuta com a turma:
- Para que servem os símbolos matemáticos?
- Será que esses símbolos são utilizados em outros lugares do mundo ou só no Brasil?
- É importante que tenhamos uma linguagem matemática que seja compartilhada por todas as pessoas?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 05 minutos (slides10-12).
Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I
Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.
Discuta com a turma:
- Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10- 12).
Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I
Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.
Discuta com a turma:
- Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte se todas compreenderam ou se ainda tem alguma dúvida.
Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as barrinhas da Escala de Cuisenaire. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da composição de um número pela adição de diferentes parcelas.
Materiais complementares para impressão:
Para o professor
Para os alunos
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM01
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom, …); papel quadriculado; lápis de cor nas cores (natural, vermelho, verde claro, lilás, amarelo, verde escuro, preto, marrom, azul e laranja); tesoura.
Opcionais: Barrinhas Cuisenaire; LEM - UTFPR - CP - Material Cuisenaire.
Para este plano, foque nas etapas de Aquecimento e Atividade Principal. Se quiser ampliar as atividades com as barrinhas de Cuisenaire use o documento das atividades complementares em uma outra aula.
Aquecimento
O propósito dessa aula é oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Para isso os alunos deverão ter um conjunto de barras da Escala Cuisinaire. Você pode disponibilizar impresso para que eles recortem, ou encaminhar pela internet e pedir que imprimam e depois recortem as peças. Se não houver essas possibilidades, proponha que eles façam usando papel quadriculado, que pode ser uma folha de caderno de matemática. Você pode enviar as instruções para eles usando as imagens do slide 2, ou o link do vídeo sugerido nos recursos, pelo meio de comunicação que você tiver. Para isso eles precisarão de tiras de papel quadriculado feitas com as seguintes medidas e cores:
1 peça de 1 x 1 x 1 (natural); 13 peças 1 x 1 x 2 (vermelho); 7 peças 1 x 1 x 3 (verde claro); 6 peças 1 x 1 x 4 (lilás); 5 peças 1 x 1 x 5 (amarelo); 4 peças 1 x 1 x 6 (verde escuro); 5 peças 1 x 1 x 7 (preto); 5 peças 1 x 1 x 8 (marrom); 4 peças 1 x 1 x 9 (azul); 4 peças 1 x 1 x 10 (laranja). Os alunos poderão usar como medida os próprios quadradinhos do papel.
Depois que eles tiverem o material confeccionado convide-os a observar a relação entre as cores e as quantidades de quadradinhos representadas. Oriente-os que manipularem à vontade. Incentive-os a buscarem equivalências entre as barrinhas com perguntas do tipo:
- De quantas barrinhas brancas eu preciso para formar uma barrinha vermelha?
- De quantas barrinhas vermelhas eu preciso para formar uma barrinha azul?
Atividade principal
Apresente a atividade principal que está no slide 3 e peça que os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a Escala de Cuisenaire. Em seguida, peça que discutam com um colega via WhatsApp, (se for possível), suas soluções e modos de representar a atividade. Peça que registrem na folha quadriculada uma maneira diferente adotada pelo colega e que escrevam o nome do colega. Para isso, faça perguntas do tipo:
- Como você escolheu a primeira barrinha para representar o número?
- Como você analisou as outras opções para completar o número?
- Por que fez essas e não outras escolhas?
Discussão das soluções
Disponibilize um tempo para que as duplas compartilhem o que discutiram. Use os slides 4 à 8 e apresente as soluções que forem diferentes as que os seus alunos apresentaram. Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a. Se você não puder fazer a discussão das possibilidades de composição do número 10 com a turma, reúna em um documento todas as possibilidades e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa deles, que pode ser impressa, ou na página do Google Classroom.
Sistematização e encerramento
Sistematize a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10. Apresente para os alunos, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”. Use o texto dos slides 10, 11 e 12. Você pode compartilhar as imagens pelo grupo de WhatsApp ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem de cada um a respeito da composição de um número pela adição de diferentes parcelas. Você pode enviar a imagem do slide 13 e pedir que realizem e depois encaminhem a resposta para você, pode postar na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa. Peça que leiam a atividade e a realizem utilizando as barrinhas da Escala de Cuisenaire.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio quanto a preparação do material que será utilizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina Espírito Santo.
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
- Construção dos fatos básicos da adição utilizando a Escala de Cuisenaire e a malha quadriculada.
- Representação, em linguagem matemática, dos fatos básicos da adição.
Conceito-chave
Fatos básicos da adição.
Recursos necessários
- Escala de Cuisenaire.
- Malha quadriculada 1x1.
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