Apresente a proposta
Grave um vídeo para as crianças e o envie para as famílias por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação utilizada por sua rede, convidando-as a participar de uma brincadeira com você, que consiste em descobrir os sons que vai apresentar. Você pode gravar alguns sons que representam elementos da natureza, como vento, chuva, água em movimento, ondas do mar, canto de pássaros etc. No vídeo, tente brincar com os sons, mostrando às crianças que também está tentando descobri-los. Ao final, diga a elas que poderão brincar com os sons de diversas maneiras junto com seus familiares. Posteriormente, informe aos familiares que enviará mais orientações sobre as próximas atividades.
Adaptações necessárias
Nesta sequência, são sugeridas explorações de sons da natureza, sendo o ambiente externo indicado para as atividades. Porém, caso a família não disponha de área externa em casa, como quintal ou jardim, oriente que explore os sons da natureza que são percebidos da janela ou mesmo sons que podemos encontrar dentro de casa.
1) Passeio em busca dos sons do ambiente — Se a família dispuser de um ambiente natural em casa, oriente que sugira à criança um passeio em busca dos sons existentes nesse ambiente, como canto de pássaros, vento, chuva etc. Caso não haja um ambiente externo para se explorar, sugira que o passeio seja realizado dentro de casa, de modo que a criança possa perceber sons como o do chuveiro ligado, da água sendo colocada no copo, de uma porta batendo, do liquidificador, entre outros. Oriente que, se possível, os familiares gravem os sons percebidos com o próprio celular.
2) Brincadeiras com os sons do ambiente — Oriente que os familiares disponibilizem às crianças materiais diversos, como tampas de panela, pedaços de madeira, colheres, conchas, potes e garrafas PET, para que possam realizar brincadeiras a partir dos sons gravados. Caso a família não tenha gravado os sons, oriente que utilize os sons que você apresentou no vídeo.
3) Sons em brincadeiras com água — Esta atividade poderá ser realizada em um lugar protegido para evitar que as crianças adoeçam. Uma ideia é realizá-la no momento do banho da criança, desde que sob supervisão de um adulto. Oriente aos familiares que disponibilizem bacias com água e objetos diversos, como conchas, peneiras, potes, garrafinhas de plástico e esponjas, para que as crianças brinquem com os objetos e com a água, e descubram os sons que eles podem fazer.
4) Criação de instrumentos musicais e objetos sonoros e Brincadeiras musicais — Oriente que os familiares ofereçam materiais diversos, como pedras, folhagens, sementes, rolos de papelão, garrafinhas PET, grãos de arroz ou feijão etc., de forma organizada, em caixas de papelão ou em cantos, a fim de que as crianças tenham oportunidade de escolha para construir objetos que emitam sons. Depois de construir os objetos, sugira que os utilizem em um momento de brincadeiras musicais, cantando as músicas preferidas da criança.
Sugira às famílias
Convide os familiares a entrar na brincadeira com as crianças a partir dos sons encontrados no ambiente de casa, externo ou interno. Sugira que chamem atenção para a possibilidade de apreciação também do silêncio, convidando-as a fazer silêncio e brincando, por exemplo, de estátua. Ao explorar os materiais diversos, seja para brincar com os sons ou construir objetos que emitam sons, oriente aos familiares que deixem as crianças explorar livremente os materiais, investigando as possibilidades que eles oferecem. Proponha que, enquanto as crianças brincam com a água ou com os materiais diversos, cantem alguma música conhecida, como “A canoa virou”, por exemplo, utilizando a água e os materiais como instrumentos sonoros de modo que elas percebam a possibilidade de usá-los para acompanhar a melodia dessa e de outras músicas que acharem interessantes.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares tirem uma foto do objeto que construíram com a criança e compartilhem com você via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação utilizada pela rede, junto a um relato oral ou escrito sobre como objeto foi feito. Dê devolutivas para as crianças, validando suas ações. Se possível, faça uma montagem das fotos enviadas e compartilhe com o grupo, socializando as experiências de todos.