Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 4 aulas. A primeira e a segunda atividades podem ser realizadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. A proposta tem como intuito refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir (ideias, pensamentos, projetos, situações vividas...) e permite que os alunos conheçam e experienciam métodos diversos de impressão, abordando as técnicas a partir de uma perspectiva histórica.
Sobre esse plano: esse plano específico tem previsão para ser realizado em uma aula de 100 minutos. O intuito é produzir um guia impresso sobre os métodos de impressão explorados nas aulas anteriores. Os estudantes serão convidados a contar o valor dos impressos para a humanidade por meio do registro, apoiando-se nas técnicas aprendidas e na criação de carimbos “caseiros”.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF12LP02, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07 e EF15AR02 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1 - Conhecimento (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva) e 6 - Trabalho e Projeto de Vida (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade).
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula dupla (100 minutos) e compartilhada, envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: prepare a sala em grupos, separe materiais para a confecção dos “carimbos caseiros” e organize um varal para exposição. Sugerimos que as atividades anteriores dessa sequência sejam realizadas de antemão, para dar maior embasamento para o sucesso da aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos do caráter de Educação Empreendedora, com destaque em quatro facetas dessa sequência: a) o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que produzirão, b) o trabalho colaborativo, c) a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado, d) a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos impressos.
Materiais necessários: diferentes tipos de materiais para confecção dos “carimbos caseiros” (folhas de árvores, pedras e outros recursos da natureza, sucatas, objetos com diferentes texturas, rolha de vinho, materiais de madeira etc.), tinta, papel ou tecido para impressão.
Material complementar: para conhecer um pouco mais sobre a história dos processos de impressão, foram selecionados dois artigos para apoiar no aprofundamento desse tema durante essa sequência. Fica a dica de leitura.
HISTÓRIA DA IMPRESSÃO GRÁFICA: DA ORIGEM AOS DIAS DE HOJE. Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/historia-da-impressao-grafica/ Acesso em: 05 mar. 2020.
IMPRESSÃO OFFSET E DIGITAL: CONHEÇA AS DIFERENÇAS Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/impressao-offset-e-digital-conheca-as-diferencas/ Acesso em: 05 mar. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: explique à turma que o objetivo desta aula é criar um guia impresso para contar sobre os métodos de impressão apresentados nas aulas anteriores. A atividade colocará em jogo a criatividade dos estudantes para a utilização de materiais diversos, de forma planejada e estruturada, a serem apresentados em um formato de exposição artística.
Organize a sala em pequenos grupos para que, juntos, possam planejar e desenvolver um trabalho colaborativo de produção. Permita que os próprios alunos formem os grupos de trabalho, estimulando a autonomia de cada integrante. Inicie a aula recordando as técnicas estudadas e a evolução, em uma perspectiva histórica, sobre o processo da impressão. Retome a reflexão sobre a necessidade de o ser humano “imprimir” ideias, pensamentos, situações vividas etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: com a sala organizada em estações (grupos), proponha aos estudantes um fechamento dessa sequência de atividades com uma grande exposição artística feita pela turma.
Deixe expostos diferentes tipos de materiais para confecção dos “carimbos caseiros” (folhas de árvores, pedras e outros recursos da natureza, sucatas, objetos com diferentes texturas, rolha de vinho, materiais de madeira etc.), tinta, papel ou tecido para impressão.
Explique que cada grupo deve fazer um pequeno planejamento pensando em como registrar os diversos métodos de impressão, apresentando as diversas intencionalidades ao imprimir valores, transmitir mensagens e atender às diferentes necessidades e interesses das pessoas.
Permita que os grupos escolham onde será feita a impressão (no papel ou no tecido). Destine também um tempo para que os alunos possam buscar no entorno recursos que acham necessários para criar os carimbos (como, por exemplo, recursos da natureza).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: após pensar como serão as impressões, é hora de pôr a mão na massa. Peça para cada grupo iniciar a confecção das produções para, em seguida, expor em um “varal de exposição”.
Circule entre os grupos, acompanhando o trabalho, mediando as interações, problematizando ou apoiando escolhas, dando devolutivas sobre o trabalho já realizado ou indicando outras possibilidades.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: após a finalização dos trabalhos, faça um varal de exposição com a turma. Retome com o grupo se o objetivo da aula foi alcançado, conversando e refletindo se os valores dos impressos para a humanidade foram transmitidos por meio dos registros, apoiando nas técnicas aprendidas e na criação de carimbos “caseiros”.
Se for escolha da sala, convide outras turmas para visitarem a exposição. Peça para os alunos se sentirem à vontade para explanar como foi a construção dos conhecimentos até, de fato, colocarem a mão na massa e produzirem os próprios registros. Esse momento é rico para fazer a reflexão de tudo que aprenderam e como foi prazerosa a construção de todo esse percurso.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: para fechamento, faça com os estudantes uma avaliação de todo o processo de aprendizagem realizado por meio dessa sequência de atividades.
- Vocês acharam interessante conhecer acerca de todos os métodos de impressão estudados?
- Como foi produzir os carimbos caseiros e usá-los como forma de impressão?
- Foi fácil ou desafiador imprimir as ideias pensadas pelo grupo?
- De tudo o que vocês aprenderam nessas atividades, o que gostariam de levar para suas vidas como estudantes e em casa?
Permita que nesse momento os estudantes coloquem dúvidas, exponham opiniões e tragam novas ideias. Resgate o quadro de investigação SQA iniciado na primeira aula dessa sequência de atividades e finalize-o com o preenchimento da terceira e última coluna, que trará o que eles aprenderam. Enfatize o esforço e o resultado da turma em todo o processo. Traga os avanços e pontue aspectos positivos que deixem evidentes o bom trabalho da turma e o quão prazerosa e rica é a aprendizagem colaborativa.