Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 5 aulas (uma de 50 minutos e 2 de 100 minutos). A primeira e a segunda atividade podem ser aplicadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. A sequência tem como intuito realizar levantamento da relação dos estudantes com leitura e produção textual e introduzir uma proposta de construção de objetos literários e vivência de processo de publicação de microedições de histórias, que serão produzidas e apresentadas pela turma durante essa sequência de atividades.
Sobre esse plano: esse plano trata da segunda atividade proposta dessa sequência e tem previsão para ser realizado em duas aulas de 50 minutos cada (totalizando 100 minutos). Tem como objetivo promover uma reflexão sobre os gêneros textuais escolhidos na atividade anterior para produção autoral, promover a organização de um planejamento e iniciar as produções literárias da turma.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF01LP16, EF01LP18, EF01LP26, EF15LP05, EF15LP06, EF15AR04, EF15LP07 e EF15AR06 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3 - Repertório Cultural (Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural) e 4 - Comunicação (Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimento das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo).
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades da sequência.
Ação prévia: prepare a ficha de checklist como apoio para produção, organize a sala em estações (grupos) e deixe expostos e acessíveis impressos e/ou objetos literários de diversos gêneros textuais para servirem de inspiração (podem ser os mesmos utilizados na atividade 1 desta sequência).
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos de Educação Empreendedora, destacando o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes ao serem provocados a escolherem o gênero com que mais se identificam, conforme atividade proposta no plano introdutório. O trabalho colaborativo e a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos objetos literários (microedições de histórias) que serão motivados nessa segunda atividade da sequência e, finalmente, o processo projetificado de ideação, planejamento e execução, estruturando uma participação efetiva das crianças em todas as etapas para que a produção das narrativas aconteça. Essas atividades são consonantes com o que se espera de uma educação empreendedora.
Materiais necessários: impressos e/ou outros objetos literários de diferentes gêneros textuais para servirem de inspiração, ficha de apoio para planejamento da construção literária e materiais midiáticos, caso seja escolha dos grupos.
Material complementar: foram selecionados dois materiais, sendo um livro da educadora argentina Delia Lerner e um artigo sobre produção de texto e como auxiliar o aluno no processo de ler e escrever, para trazer um pouco de embasamento teórico para essa sequência. Fica a dica de leitura.
“Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade". Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em: 25 fev. 2020.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: inicie uma conversa perguntando para os alunos:
- Quem pode ser escritor?
- Vocês conhecem algum escritor?
- Que tal vocês serem escritores?
Mostre que você acredita que eles têm potencial para escrever boas histórias e estimule-os a trabalharem a criatividade nesta aula.
Proponha para a turma uma reflexão sobre o que é preciso fazer para criar uma boa produção literária.
Se a atividade anterior dessa sequência foi realizada (Plano 1 - Lendo e compreendendo diversos objetos literários), resgate a diversidade de textos e objetos literários apresentados aos grupos para enriquecer a discussão.
Apresente a proposta da atividade, que será fazer um planejamento e iniciar as produções dos objetos literários da turma, com a finalidade de apresentar a publicação das microedições às famílias dos estudantes.
Informe que o modelo de apresentação será escolhido pela turma e estará relacionado com o tipo de produção realizada pelos grupos, ou seja, o meio de veiculação pode ser como apresentações em formato de “momento de autógrafo”, sarau, musical, encenação teatral, cinema, programa gravado etc.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: explique que esse será o momento de realizarem uma reflexão sobre a melhor estratégia para colocar a ideia do grupo em prática. Para isso, discuta com os alunos e planeje as etapas necessárias, responsabilidades e recursos para cada momento da produção até na edição final.
Organize a sala em grupos, respeitando os gêneros escolhidos na atividade 1 dessa sequência.
Proponha a escolha de uma temática que será o núcleo de desenvolvimento das produções da turma. Incentive que construam escolhas com base nos próprios interesses, conhecimentos, ideias, pensamentos, valores etc. A escolha da temática pode ser um assunto da atualidade, do interesse dos estudantes e/ou um tema relacionado com uma problematização do entorno da comunidade escolar.
Após a escolha da temática, peça para cada grupo se reunir e pensar em um planejamento geral para definir alguns detalhes das produções. Por exemplo:
- Desdobramento da temática.
- Qual gênero textual escolhido expressa melhor a ideia do grupo?
- Haverá apenas texto escrito ou também imagens? (Ilustração autoral, fotografias, colagem etc.)
- Será usado algum recurso tecnológico?
- Qual a função de cada integrante do grupo?
- Quais materiais serão necessários para a produção?
Caso ache necessário, entregue uma ficha que ajudará a guiar o planejamento dos grupos. Esse planejamento pode ser construído em formato de lista, para facilitar a escrita dos estudantes em processo de aquisição de escrita. Circule entre os grupos e, se achar que uma dúvida ou uma boa ideia podem auxiliar os demais grupos, chame atenção da turma e divida o assunto com todos. É importante que os grupos façam o planejamento de uma forma colaborativa e respeitando as diferentes opiniões, focados a não fugir da temática escolhida.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 65 minutos
Orientações: após o planejamento geral, peça para os grupos se dedicarem à elaboração dos objetos literários. Convide os alunos a colocarem a mão na massa! Esse momento de fazer é sempre muito prazeroso para os estudantes. Estimule que a aprendizagem seja colaborativa, incentive que todos os integrantes dos grupos façam parte desse processo, cada um apresentando aprendizagens, talentos e habilidades.
Faça combinados com a turma sobre como trabalhar de forma colaborativa: dar vez e voz para todos, respeitar as diferentes opiniões, dividir os recursos entre todos os grupos, respeitar a necessidade de não falarem alto para não atrapalhar os outros grupos, combinar as responsabilidades de cada integrante etc.
Circule entre os grupos, acompanhando o trabalho, mediando as interações, problematizando e apoiando as escolhas, dando devolutivas sobre o trabalho já realizado e/ou indicando outras possibilidades. Sua presença durante o trabalho dos alunos pode enriquecer muito o processo!
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: organize a turma para apresentar aos colegas dos demais grupos o que conseguiram produzir na aula de hoje. Incentive que os grupos falem quais os pontos que consideraram mais fáceis e os que foram mais desafiadores nos processos de escolha. Liste as falas dos estudantes no quadro e, em seguida, leia o que foi trazido pela turma e faça a avaliação se as facilidades e dificuldades foram de todos os grupos e como um grupo pode auxiliar o outro.
Faça o fechamento apontando os avanços conquistados pelos grupos e aqueles pontos que poderiam ser aperfeiçoados. Leve em conta aspectos, tais como: qualidade das informações apuradas, criatividade dos cartazes e colaboração dos grupos. Se perceber que alguns estudantes não colaboraram, converse com eles para entender por que não se engajaram e busque motivá-los para as aulas seguintes.
Continuidade da sequência: Caso o terceiro plano de aula dessa sequência seja realizado, explique para os alunos que a finalização e uma pré-apresentação serão realizadas nas próximas aulas.