Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha da atividade para impressão e texto com a história da Chapeuzinho Vermelho.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Identificar as características dos personagens, pensando nas suas funções para o sentido da narrativa.
- Não identificar as características dos contos de fadas, percebendo os conflitos gerados e suas resoluções.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Faça a pergunta para os alunos sobre o significado da palavra “CONFLITO”, deixe-os se expressarem livremente.
- Apoiando-se nas contribuições das crianças, explique que, em narrativas, o conflito é um problema que o personagem precisa resolver ou um desafio que ele precisa enfrentar. É o conflito que dá emoção à história. O leitor fica curioso para saber como o personagem vai se sair daquela enrascada. Torce por ele. Quase experimenta suas emoções.
- Para você saber mais a respeito desse conceito, leia o verbete Conflito no E-Dicionário de Termos Literários. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/conflito/ Acesso em 30/09/2018.
Conhecer um pouco mais a respeito dos objetos de ensino ajuda a ampliar as possibilidades de promover boas intervenções.
- Após sistematização do conceito, explore com os alunos o conflito encontrado nos contos de fadas:
- Agora que sabemos o que é conflito, será que se pensarmos nos contos de fadas que conhecemos, nestes existem conflitos?
- Alguém consegue nos dar um exemplo?
5. Espera-se que os alunos indiquem os contos de fadas que conhecem como: Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões, Os três porquinhos, etc. A partir desta retomada dos contos de fada conhecidos, desafie-os a identificar qual o conflito enfrentado pelo protagonista, por exemplo: Cinderela quer ir ao baile mas a madrasta e as irmãs impede-a de ir, Branca de Neve é levada para a floresta pelo caçador a mando da madrasta que quer que ela seja morta, os três porquinhos constroem suas casas e o lobo sopra para derrubar e pegá-los.
6. Encaminhe a discussão para que os alunos percebam que uma situação problemática é apresentada em cada conto de fadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize a sala em pequenos grupo de no máximo 4 pessoas. Garanta que em cada grupo tenha pelo menos um aluno alfabético e que seja um agrupamento produtivo, isso auxiliará na interação com os colegas e na troca de experiências no momento da leitura e das reflexões.
- Entregue uma cópia da história “Chapeuzinho Vermelho” (disponível em https://www.smartkids.com.br/trabalho/contos-de-fadas-chapeuzinho-vermelho) para que cada grupo possa acompanhar a leitura.
- Peça atenção da turma, especialmente para conseguirem identificar o conflito na história que será lida, isto é, qual o problema que a Chapeuzinho precisa resolver ou o desafio que ela precisa enfrentar.
- Faça a leitura em voz alta do conto de fadas na íntegra.
- Em seguida, diga aos alunos que a história será lida novamente, para analisarem alguns aspectos. No decorrer da leitura faça pausas para identificarem e discutirem sobre os personagens, as características, os conflitos e resoluções.
- Registre no quadro, em tópicos, as descobertas realizadas a partir das respostas dos grupos:
- Nesse conto, que personagem se opõe a Chapeuzinho?
O lobo é o opositor da Chapeuzinho nesse conto.
- Esse personagem tem algo a ver com o conflito da narrativa, isto é, com o problema que a Chapeuzinho precisa resolver ou com o desafio que ela precisa enfrentar?
Espera-se que os alunos indiquem que é o lobo quem cria a situação problemática vivida pela Chapeuzinho, ao engolir a vovó e se disfarçar para tentar devorá-la também. A intenção é que os alunos sejam capazes de identificar que o conflito acontece devido ao antagonismo entre personagens de características diferentes.
- Em qual momento esse conflito foi percebido por Chapeuzinho?
A ideia é que os alunos identifiquem que quando Chapeuzinho olha para a vovó e acha sua aparência estranha, fazendo perguntas sobre partes do corpo dela, desconfia que há algo errado, o que se confirma quando o lobo tenta engoli-la.
- Como esse conflito foi resolvido? Chapeuzinho enfrentou tudo sozinha ou teve ajuda de alguém?
Espera-se que os alunos identifiquem que o conflito é resolvido com a chegada de um caçador que salva a Chapeuzinho, abre a barriga do lobo e salva a vovó. É importante que as crianças percebam que o desfecho da narrativa se relaciona com a resolução do conflito. Nos contos de fadas, o protagonista pode receber a ajuda de uma fada, de outro personagem ou de algum elemento mágico, por exemplo. No caso da história lida, o caçador tem papel de ajudar a protagonista Chapeuzinho.