Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Envio de atividades online: Google formulários.
- Apresentações Google para projeção.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada ou grave o contextos dessa aula com a leitura da poesia “O mosquito escreve” de Cecília Meireles:
O Mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.
O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U e faz um I.
Esse mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí, se arredonda e faz outro O, mais bonito.
Oh!
já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever o seu nome.
Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?
E ele está com muita fome.
(Cecília Meireles in “Ou isto ou aquilo”)
Siga as orientações presentes nos slides 3 e 4 e instigue os alunos com perguntas que os ajudem a formulação de hipóteses sobre os possíveis modos de alimentação dos insetos.
Apresente a “questão disparadora” para a turma e, em seguida, a atividade que deverá ser realizada em grupo pelos estudantes. Se preferir, tenha a divisão de grupos já definida.
Mão na massa
Organize a atividade disponível na aba “materiais e atividades” do plano em forma de um formulário do Google. Disponibilize o link de acesso a turma (utilize o e-mail, Whatsapp ou Classroom) e oriente as crianças sobre a organização do tempo para que os grupos se reúnam e façam o trabalho.
Sugira a elas que usem o Whatsapp para trocar ideias e que apenas um integrante do grupo envie o formulário final. Além de enviar o exercício em grupo, os alunos deverão desenhar no caderno as respostas para todas as questões do formulário, evidenciando a “boca” dos insetos.
Deixe uma videochamada programada para que as crianças compartilhem as produções.
Sistematização
Após o envio dos trabalhos, agende um novo encontro online com a turma. Projete os resultados do formulário que os grupos enviaram para evidenciar as respostas mais recorrentes.
Em seguida, apresente a tabela em branco, disponível no slide 6, e preencha-a junto com os alunos, projetando sua tela com as respostas corretas do exercício.
Faça comentários sobre cada animal e seu respectivo aparelho bucal, principalmente se os grupos apresentarem dificuldades para entender algum exemplo.
Siga as orientações do último slide e finalize a aula, garantindo a compreensão dos alunos.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças para a organização dos encontros em grupo e envio dos relatórios.