Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “
Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Iniciar a aula, com a sala organizada em grupos. Apresentar o objetivo.
Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.
Discutir com a turma:
- Pergunte ao grupo se todos reconhecem as formas citadas no objetivo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organize o material com antecedência. Projete o slide ou desenhe as figuras no quadro. Pergunte se conhecem as formas geométricas apresentadas. Incentive os alunos a participarem do jogo. Entregue o material necessário, explique as regras e objetivos do jogo.
Propósito: A partir do jogo verificar se alunos reconhecem as formas planas.
Materiais Complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Solicite que os alunos construam com o GEOPLANO as formas planas do jogo. Neste momento ande pela sala e observe o que os alunos conversam entre eles.
Propósito: Construir as formas geométricas planas.
Materiais Complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Questione os alunos sobre a construção das formas. Explique que as retas que compõem as formas geométricas formam os seus lados, que são chamados de aresta e que quando duas arestas se encontram, elas formam o vértice. Demonstre esses conceitos usando o geoplano e exemplificando. Conclua que o círculo não é possível de fazer no geoplano, já que apresenta curvas e não retas.
Propósito: Compreender que algumas formas são formadas por retas e outras por curvas.
Discuta com a turma:
- Todas as formas foram construídas?
- Sim? Não? Como?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Peça para que os alunos descrevam cada forma, solicitando pelo menos três descrições.
Neste momento também caminhe pelos grupos, observe e interfira se necessário, realizando perguntas que façam eles refletirem e construírem a resposta.
Propósito: Verificar quais são as hipóteses que os alunos levantam sobre as formas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Neste momento cada grupo apresenta suas descrições. Importante descrever uma forma de cada vez, pois conforme os grupos apresentam, os outros vão dizendo apenas as ideias novas (que ainda não apareceram). Neste momento faça um cartaz e peça para os alunos anotem as suas ideias nele. Assim terá a descrição coletiva de cada forma plana.
Propósito: Compartilhar todas as descrições encontradas.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade
Sistematização de Conteúdos
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Após as ideias apresentadas, realize uma conclusão sobre as formas e apresente as suas propriedades utilizando as nomeações corretas.Projete este slide, ou escreva no quadro os conceitos e peça que o alunos copiem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conclua que as formas planas possuem suas características individuais, mas que aquelas que são formadas por retas, apresentam arestas e vértices. Diga ainda que, as formas recebem o seu nome a partir do seu número de lados.
Propósito: Finalizar a compreensão do conceito.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Momento de verificar se as crianças entenderam as propriedades das formas planas. Disponibilize o material e explique a atividade. Pode ser realizada no caderno ou em um folha maior. Proporcione uma exposição na sala da atividade construída, promovendo o nome dos autores.
Propósito: Verificar se os alunos aprenderam o conceito dado em aula.
Materiais Complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar