Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagens a serem projetadas ou slides impressos. Recortes de revista ou desenhos impressos com elementos naturais e humanizados preparados previamente em tarefa ou pelo professor. Papel pardo para produção da paisagem.
Para você saber mais:
Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1568&evento=7
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/paisagem.html
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm
Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É necessário conhecimento sobre elementos naturais e humanizados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que o tema da aula é estudo das paisagens. Comente que as paisagens são muito diferentes e possuem elementos que as diferenciam entre Naturais e Humanizadas.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens dos slides 3 e 4. Faça uma breve leitura apontando o que se observa em cada uma delas. Diga que são paisagens humanizadas, onde encontramos vários elementos que as compõem como casa, ruas, prédios, mares, árvores.
Em seguida projete as imagens dos slide 5 e 6. Diga que são paisagens naturais, onde encontramos vários elementos que as compõem como: cachoeiras, rios, vegetação.Comente que esses elementos são formadas pela ação da natureza ou produzidos pela ação humana.
Fontes das imagens:
Imagem slide 3 CC BY-SA 4.0
Imagem slide 4 CC BY-SA 3.0
Imagem slide 5 CC BY-SA 4.0
imagem slide 6 CC BY-SA 4.0
Contextualização
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens dos slides 3 e 4. Faça uma breve leitura apontando o que se observa em cada uma delas. Diga que são paisagens humanizadas, onde encontramos vários elementos que as compõem como casa, ruas, prédios, mares, árvores.
Em seguida projete as imagens dos slide 5 e 6. Diga que são paisagens naturais, onde encontramos vários elementos que as compõem como: cachoeiras, rios, vegetação.Comente que esses elementos são formadas pela ação da natureza ou produzidos pela ação humana.
Contextualização
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens dos slides 3 e 4. Faça uma breve leitura apontando o que se observa em cada uma delas. Diga que são paisagens humanizadas, onde encontramos vários elementos que as compõem como casa, ruas, prédios, mares, árvores.
Em seguida projete as imagens dos slide 5 e 6. Diga que são paisagens naturais, onde encontramos vários elementos que as compõem como: cachoeiras, rios, vegetação.Comente que esses elementos são formadas pela ação da natureza ou produzidos pela ação humana.
Contextualização
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens dos slides 3 e 4. Faça uma breve leitura apontando o que se observa em cada uma delas. Diga que são paisagens humanizadas, onde encontramos vários elementos que as compõem como casa, ruas, prédios, mares, árvores.
Em seguida projete as imagens dos slide 5 e 6. Diga que são paisagens naturais, onde encontramos vários elementos que as compõem como: cachoeiras, rios, vegetação.Comente que esses elementos são formadas pela ação da natureza ou produzidos pela ação humana.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre como identificar as diferenças entre os elementos da paisagem. Faça questionamentos como: existem diferenças entre os elementos que compõem as paisagens? A natureza produz elementos? E os seres humanos produzem elementos nas paisagens?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Peça para que escrevam em um papel as diferenças que existem entre uma paisagem natural e humanizada e, de que maneira poderiam definir o que caracteriza uma e outra. Se necessário retome as imagens anteriores. Em seguida peça que leiam o que escreveram para a turma. É importante que tenham identificado hipóteses que diferenciam as paisagens, como: numa paisagem natural a natureza que produz os elementos como os rios, mares, cachoeiras, morros, montanhas e nelas há pouca ou quase nula interferência humana. Já nas paisagens humanizadas os elementos são produzidos pela ação humana como: casas, prédios, avenidas, pontes, indústrias e até mesmo alguns elementos da natureza como: plantio de árvores, flores, gramas.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamento, projete o slide ou desenho-o no quadro. Peça para que citem elementos que predominam na paisagem natural e paisagem humanizada. Complete o quadro com as informações socializadas pela turma. Espera-se que a turma compreender que a predominância de alguns elementos define o tipo de paisagem.