Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta adotada pela escola, o infográfico: “Onde a Covid-19 é mais letal no Brasil”, disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide (caixa de texto):
A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um fragmento de reportagem, texto que pertence a esfera jornalística, muito importante para o ensino da geografia. Peça para se atentarem à compreensão do sentido do texto.
Espera-se que os alunos destaquem a palavra regiões na manchete.
Problematização
Encaminhe o slide original da problematização, proposto no plano.
A ideia é que, de maneira assincrônica, os alunos reflitam sobre o slide e registrem suas respostas.
Espera-se que os alunos percebam que regiões são uma forma de organizar as unidades federativas brasileiras. Esse termo também pode ser usado em outras escalas geográficas, como, por exemplo, na dimensão de um município: a região Norte, Sul, Leste, Oeste de São Paulo etc.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos:
- O slide da etapa;
- Atividade: Uma viagem pelas regiões brasileiras, disponível aqui;
- O mapa Brasil - Divisão regional do IBGE, disponível aqui.
Peça que os alunos completem as lacunas das viagens hipotéticas com o mapa.
Sistematização
Peça que os alunos criem outra situação hipotética, como sugerido no plano original.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- Regiões do Brasil – disponível aqui;
- Regiões do Brasil | Música – disponível aqui;
- Paródia musical para trabalhar as regiões do Brasil – disponível aqui.