Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que foi comprado?
- Quem comprou as figurinhas?
- Quem vai receber as figurinhas?
- Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Materiais Complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que foi comprado?
- Quem comprou as figurinhas?
- Quem vai receber as figurinhas?
- Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que foi comprado?
- Quem comprou as figurinhas?
- Quem vai receber as figurinhas?
- Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário, apresente as soluções (slides 4 a 6), comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias resolvendo coletivamente no quadro.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que foi comprado?
- Quem comprou as figurinhas?
- Quem vai receber as figurinhas?
- Você pode me dizer o que significa “figurinhas repetidas””?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.
Crie situações, estimulando-os a perceber que o número de pessoas das famílias que moram no condomínio são diferentes.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- Quem mora nesse condomínio?
- Pode me explicar o que significa a palavra “casais”?
- Como são as famílias que moram nesse condomínio?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estrategias.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides x e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.
Discuta com a turma:
- O que conta o problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Quem vai participar desse churrasco?
- O que eles vão comer nesse churrasco?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Quais as perguntas do problema?
Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar