Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou pedindo aos alunos e alunas que façam a leitura em conjunto. Em seguida, faça perguntas como: Vocês sabem o que é etnia? E o que é raça? Vocês sabem o que são as diferenças étnico-raciais?
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que observem o quadro “Operários”, pintura de 1933, de Tarsila do Amaral, exposto no slide. Peça para que observem atentamente e responda aos seus questionamentos: O que vocês vêem no quadro? As pessoas do quadro são todas iguais ou diferentes? O que elas têm de diferente umas das outras? O que mais vocês observaram de diferenças entre as pessoas pintadas no quadro de Tarsila do Amaral?
Comente sobre a grande diversidade étnica e racial que o Brasil possui e que ela surgiu a partir da mistura de etnias e raças de pessoas vindas de diversos lugares do mundo, principalmente da Europa e da África a partir da chegada dos colonizadores portugueses nas terras do atual Brasil.
Caso os alunos perguntem quem é Tarsila do Amaral, faça uma leitura do link disponível no tópico “Para saber mais” e consulte material sobre a autora do quadro.
Para você saber mais:
Tarsila do Amaral: vida e obra
http://tarsiladoamaral.com.br/
Descobrimento foi, na verdade, uma invasão à terra dos índios
http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/descobrimento-foi-na-verdade-uma-invasao-terra-dos-indios.html
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, peça para que os alunos reflitam sobre a existência de diferenças entre a população. Faça seguinte pergunta: Além das diferenças observadas no quadro de Tarsila, que outras diferenças podemos identificar entre a população brasileira? Avance a reflexão sobre a população brasileira para além da observação do quadro pintado por Tarsila do Amaral, refletindo sobre a pergunta projetada no slide, chamando a atenção para diversidade populacional local. Cuide para que as percepções sejam apontadas com respeito e valorização à diversidade.
Para você saber mais:
Videoaula - Educação e diversidade étnico-racial
https://www.youtube.com/watch?v=csCMH8ycIT8
O ensino da diversidade étnico-racial na escola básica: um relato de experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/3899
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida a turma em quatro grupos e imprima uma cópia do Material Complementar referente a dados da população brasileira para cada um. Peça para que leiam em conjunto o texto disponível e, após falarem sobre os dados, peça que analisem a imagem projetada à luz das diferenças e da mensagem passada pela imagem. Deixe que eles explorem a mensagem. Espera-se que eles indiquem que, embora haja diferenças na cor da pele, a mensagem para sinais de união, igualdade, fraternidade, harmonia, paz, ou seja, valores positivos que devemos buscar para o convívio saudável e respeitoso na sociedade brasileira.
Em seguida, peça para que eles façam um desenho que exprima as características da população brasileira e que passem a mensagem da sociedade que desejam crescer e viver no Brasil. Oriente-os e cuide para que as mensagens zelem pelo respeito à diversidade.
Atente para o fato de que é provável que os alunos não conheçam o IBGE, então, é importante que você leia no tópico “Para você saber mais”, o texto do link sobre o IBGE, para que você possa responder possíveis perguntas dos alunos, assim como direcionar a leitura dos dois textos por parte deles, pois precisam entender que o IBGE coleta essas informações a partir da aplicação dos questionários através do Censo. Também é importante acessar o link sobre Educação e igualdade racial, do governo federal que destaca iniciativas premiadas.
Material complementar:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fYgt5kZvwE3h3zJKQuKWGS9tMCJAQqwN4FJF3B9PPfF45BWUU87ke2C89VT3/geo5-02und01-acao-propositiva-texto.pdf
Iniciativas na educação em favor da igualdade racial serão premiadas:
http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2018/08/iniciativas-na-educacao-em-favor-da-igualdade-racial-serao-premiadas
População brasileira
https://escolakids.uol.com.br/geografia/populacao-brasileira.htm
Para você saber mais:
IBGE:
https://ww2.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/ibge.shtm