Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição de slides sobre o tema. Se não tiver equipamento disponível, pode registrar as ideias no quadro e apresentar imagens impressas para os estudantes.
Livros didáticos, revistas e jornais poderão servir como fontes de consulta.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, cartolinas e/ou papel metro, jornais, imagens da cidade local, cola e hidrocor são necessários para os estudantes.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-no-brasil.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao.htm
Urbanização é o crescimento das cidades em população. É um processo em que população do espaço rural migra para o espaço urbano (migração tipo campo-cidade) que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
A intensificação da urbanização no mundo iniciou-se a partir da Revolução Industrial, pois a nova atividade econômica atraiu uma grande quantidade de pessoas para as cidades, uma vez que essas abrigavam as indústrias, as quais apresentavam oferta de novos trabalhos.
Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;
Informe à turma que farão análise de paisagens (uma de um espaço rural e outra de um espaço urbano), a fim de que os estudantes possam observar as diferenças entre tais espaços.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Informe à turma que farão análise de paisagens (uma de um espaço rural e outra de um espaço urbano), a fim de que os estudantes possam observar as diferenças entre tais espaços.
Converse com a turma sobre os elementos presentes em cada uma das paisagens e o quê mais se destaca em cada uma delas.
Faça registros no quadro dos principais aspectos mencionados pela turma.
Contextualização
Orientações: Informe à turma que farão análise de paisagens (uma de um espaço rural e outra de um espaço urbano), a fim de que os estudantes possam observar as diferenças entre tais espaços.
Converse com a turma sobre os elementos presentes em cada uma das paisagens e o quê mais se destaca em cada uma delas.
Faça registros no quadro dos principais aspectos mencionados pela turma.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes da exibição desse slide e diante das imagens anteriores, faça os seguintes questionamentos aos alunos:
a) Qual das imagens representa um espaço urbano?
b) Quais elementos se destacam em um espaço urbano?
c) Quais desses elementos estão presentes na cidade em que vivem?
Depois de conversar com os alunos sobre as perguntas acima, peça que os estudantes registrem em seus cadernos os aspectos discutidos.
Em seguida, exiba o slide da problematização: O que o crescimento pode provocar na cidade em que vivem?
Ação propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que organizados nos grupos de trabalho elenque o conjunto de mudanças ocorridas na cidade por conta do seu crescimento.
Espera-se respostas envolvendo questões do cotidiano, por exemplo, aumento de pessoas, acesso a teatro, cinema, shows, emprego, ônibus lotado, água encanada, falta de água, ruas asfaltadas em toda cidade, ruas com buracos, filas nos supermercados etc.
A ideia é que os alunos reflitam sobre o fenômeno urbano entendendo que seu crescimento nem sempre traz, apenas, transformações positivas para o cotidiano das pessoas e para o espaço onde vivem. Dessa maneira, é importante que os alunos identifiquem o fenômeno de crescimento das cidades como um fenômeno urbano.
Depois da discussão inicial dos grupos disponibilize material e peça para os estudantes que façam a síntese do grupo, demonstrando-a através da produção de um cartaz
Caso seja possível, disponibilize jornais com notícias da cidade (sobre o tema da aula), a fim de ajudar os estudantes na elaboração de suas respostas.
Oriente os estudantes a recortarem nos jornais imagens que mostrem o espaço urbano da cidade em que vivem (outra possibilidade é que os estudantes desenhem imagens da cidade em que vivem, destacando elementos que indiquem o espaço urbano).
Disponibilize imagens da cidade em que os estudantes vivem para colaborar na produção do cartaz.
Distribua cartolinas e/ou papel metro, jornais, imagens da cidade local, cola e hidrocor para os grupos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite que as duplas tomem como base o cartaz elaborado na AÇÃO PROPOSITIVA para a reflexão da SISTEMATIZAÇÃO. Aproveite os cartazes elaborados pelos estudantes para fechar ideias sobre o tema da aula, acrescentando novas informações.
Registre no quadro as ideias que forem surgindo durante o momento do compartilhamento e busque fechar uma breve análise com os estudantes. Exponha os cartazes elaborados na sala de aula.