Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar: Se possível, faça a exibição do filme VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8) para iniciar a reflexão sobre o tema da aula: NÓS E O NOSSO MEIO AMBIENTE DE CADA DIA. (O tempo de duração do vídeo é de 3:06 min.)
GEO5_10UND05 - História em Quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5nK8E4MhVxjqAxB9KTyrvnHdKD8gRu2jRxWeaJJYEkhHhD5jA3w8u5qTxs4y/geo5-10und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conferencias-ambientais.htm
http://www.ibama.gov.br/residuos/qualidade-ambiental/relatorio-de-qualidade-do-meio-ambiente-rqma
Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11. É importante que os estudantes tenham estudado sobre meio ambiente.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.
Como adequar à sua realidade: Caso encontre dificuldade para projetar os slides ou imprimir as imagens para apresentar à turma, você pode buscar imagens em revistas, jornais, etc. relacionadas com o espaço de vivência dos estudantes para desenvolver a sua aula. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.
Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o tema a partir da imagem, convidando os seus estudantes a fazerem uma análise coletiva. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;
Instigue a turma para a reflexão das duas situações: 1. a cena que mostra o meio ambiente num estado de conservação; 2. a cena que mostra o meio ambiente em estado de degradação.
Explore detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.
Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A partir das imagens trabalhadas na fase da Contextualização, apresente o questionamento e estimule a discussão sobre o mesmo. Essas imagens são muito significativas para a aula, pois agrega elementos diversos que mostram diferentes estados de utilização do meio ambiente.
Estimule os alunos a participarem do diálogo e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.
É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Se possível, apresente o vídeo para a turma, seguido do questionamento para que reflitam e respondam coletivamente sobre “Como podemos cuidar do meio ambiente”. Caso não seja possível exibir o vídeo, lance o questionamento e estimule a turma a interagir.
Explore detalhes e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação
É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.
Material complementar:
Filme Vamos cuidar do meio ambiente: https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8