Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para você saber mais:
Tecnologia e trabalho
https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/tecnologia-e-trabalho/
A tecnologia no mercado de trabalho
https://www.eusemfronteiras.com.br/a-tecnologia-no-mercado-de-trabalho/
Contextos prévios: Trabalho, emprego, noções de mercado de trabalho, mundo do trabalho, novas tecnologias, avanços tecnológicos, identificação dos principais setores de economia.
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Inicie esta etapa pedindo que os alunos que fiquem atentos ao seguinte pequeno caso de ensino que você deve ler para eles: “As escolas da rede pública de ensino da cidade de Aracati, localizada no Litoral Leste do Ceará, receberam, da Prefeitura Municipal, lousas digitais e tablets. As novas tecnologias visam colaborar com a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor, levando em consideração os avanços da sociedade atual. Após a publicação da notícia, uma professora de umas das escolas da cidade, entrou em contato com a direção da escola onde trabalha para expor certa preocupação com o fato. A professora relatou que não sabia usar as novas tecnologias disponibilizadas e concordou que isto iria influenciar diretamente no cotidiano do seu trabalho”.
Em seguida, pergunte aos alunos: Levando em consideração a situação-problema exposta e reconhecendo que os avanços tecnológicos são muitos atualmente, quais as vantagens e desvantagens do uso das novas tecnologias pelo professor em sala de aula?
Link para notícia completa:
http://sefin.aracati.ce.gov.br/alunos-de-escolas-publicas-do-aracati-recebem-lousas-digitais-e-tablets/
Para você saber mais:
Tecnologia e mudanças no mercado de trabalho fazem profissões acabarem
http://especiais.correiobraziliense.com.br/tecnologia-e-mudancas-no-mercado-de-trabalho-fazem-profissoes-acabarem
Tecnologia cria mais emprego do que destrói, aponta estudo
https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia-cria-mais-empregos-do-que-destroi-aponta-estudo-17228160
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicie esta etapa orientando a turma a pensar sobre situações do cotidiano do trabalho do professor em que ele usa ou pode usar as tecnologias a seu favor, assim como situações do cotidiano do professor em que a tecnologia apresenta pontos negativos. Por exemplo: na elaboração ou na apresentação da própria aula, o professor utiliza recursos tecnológicos para esta finalidade, ou em momentos em que algum aluno está utilizando um celular e atrapalha a aula. Os alunos deverão pensar no dia a dia do professor na escola e observar em que pontos os recursos tecnológicos são ou podem ser utilizados por ele no seu trabalho ou ambiente de trabalho.
Divida a turma em quatro grupos e peça que eles elaborem, a partir de suas reflexões, uma situação pedagógica em que os recursos tecnológicos estejam presentes no dia a dia do professor no trabalho.
Para você saber mais:
Como utilizar tecnologia a seu favor no trabalho
http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/03/18/1121785/utilizar-tecnologia-favor-trabalho.html
Como a tecnologia já revoluciona o mercado de trabalho
http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/como-a-tecnologia-ja-revoluciona-o-mercado-de-trabalho/125642/