Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problematizando com as proporções diretas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Conceito-chave
Proporcionalidade direta.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientação: Relembre com os alunos o conceito de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão e propondo que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para discutir as formas de solução utilizadas pelos alunos e verifique se conseguiram aplicar o conceito de proporcionalidade como estratégia de solução. Eles devem concluir que: se com 2 litros de leite e 16 colheres de chocolate em pó é possível preparar 8 copos de achocolatado, com 1 litro de leite e 8 colheres de chocolate preparamos 4 copos. Então, com 5 litros preparamos 5 x 4 = 20 copos e precisamos de 5 x 8 = 40 colheres de chocolate.
Propósito: Recordar o conceito de proporcionalidade direta.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientação: Relembre com os alunos o conceito de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão e propondo que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para discutir as formas de solução utilizadas pelos alunos e verifique se conseguiram aplicar o conceito de proporcionalidade como estratégia de solução. Eles devem concluir que: se com 2 litros de leite e 16 colheres de chocolate em pó é possível preparar 8 copos de achocolatado, com 1 litro de leite e 8 colheres de chocolate preparamos 4 copos. Então, com 5 litros preparamos 5 x 4 = 20 copos e precisamos de 5 x 8 = 40 colheres de chocolate.
Propósito: Recordar o conceito de proporcionalidade direta.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho, caminhe pela sala para observar as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificar se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.
Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão resolvendo?
- Há mais de uma solução?
- Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
- As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho, caminhe pela sala para observar as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificar se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.
Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão resolvendo?
- Há mais de uma solução?
- Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
- As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho, caminhe pela sala para observar as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificar se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.
Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão resolvendo?
- Há mais de uma solução?
- Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
- As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10, 11,12 e 13).
Orientação: Pergunte aos alunos como eles resolveram o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem a linha de raciocínio para resolver e, inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles fizeram. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Discutir as soluções encontradas, destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver a situação?
- Há mais de uma solução? Quais?
- A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10, 11,12 e 13).
Orientação: Pergunte aos alunos como eles resolveram o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem a linha de raciocínio para resolver e, inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles fizeram. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Discutir as soluções encontradas, destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver a situação?
- Há mais de uma solução? Quais?
- A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10, 11,12 e 13).
Orientação: Pergunte aos alunos como eles resolveram o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem a linha de raciocínio para resolver e, inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles fizeram. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Discutir as soluções encontradas, destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver a situação?
- Há mais de uma solução? Quais?
- A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10, 11,12 e 13).
Orientação: Pergunte aos alunos como eles resolveram o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem a linha de raciocínio para resolver e, inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles fizeram. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Discutir as soluções encontradas, destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver a situação?
- Há mais de uma solução? Quais?
- A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10, 11,12 e 13).
Orientação: Pergunte aos alunos como eles resolveram o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem a linha de raciocínio para resolver e, inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles fizeram. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Discutir as soluções encontradas, destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver a situação?
- Há mais de uma solução? Quais?
- A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8, 9, 10, 11,12 e 13).
Orientação: Pergunte aos alunos como eles resolveram o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem a linha de raciocínio para resolver e, inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles fizeram. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Discutir as soluções encontradas, destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver a situação?
- Há mais de uma solução? Quais?
- A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a presença da ideia de proporcionalidade direta em situações do dia a dia, como o cálculo de preços e a quantidade de itens em receitas. Destaque estão diretamente relacionados, pois um depende diretamente do outro, aumentando ou diminuindo na mesma proporção.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio-x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade individualmente e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive as que apresentam erros, para gerar discussões.
- Como foi a linha de raciocínio? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_14ALG02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade Principal
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto na atividade com os estudantes. Você pode enviar em formato de texto ou enviar o slide como imagem. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos enviem suas respostas. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade, peça que os alunos reproduzam as tabelas presentes e que tentem resolver os problemas. Sugerimos que as imagens dos slides ou o documento com a atividade sejam disponibilizados, visto que possuem uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções em formato de imagem ou vídeo. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Como possui muita informação, os alunos podem ficar confusos caso a resolução não seja comentada. Sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides, caso considere adequado. Você pode enviar as questões presentes no “Discuta com a turma” aos alunos em formato de texto e solicitar que eles também respondam em formato de texto, articulando as ideias que tiveram para a resolução do problema.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem levar a atividade presente no Raio X para que seus familiares sugiram uma forma de resolvê-la e também de confrontá-la com as medidas dos copos que possuem em casa e também da quantidade de pessoas que convidariam para uma festa de confraternização quando as medidas de distanciamento social acabarem.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Conceito-chave
Proporcionalidade direta.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.