Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_11UND04
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta discutir o conceito de sustentabilidade e de pensar em ações com esse objetivo. Para apresentar o tema da aula aos alunos, envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a pergunta: "Você sabe o que é sustentabilidade?". Recomenda-se que a apresentação do tema da aula seja feito junto com a contextualização.
Contextualização
Para a contextualização da aula, seguindo a proposta temática desse plano, recomenda-se que o professor, junto com o envio da apresentação do tema da aula, solicite uma pequena pesquisa aos estudantes. Essa pesquisa visa diferenciar conceitualmente o que é desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Peça que os estudantes anotem no caderno em forma de um quadro as características de cada um. Esclareça que a aula trata de sustentabilidade. Caso queira indicar algum material de pesquisa, professor, tem bastante referências no plano original.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula será adaptada do plano original. Originalmente, a atividade previa uma pesquisa de campo sobre a sustentabilidade da escola. A adaptação será voltar a pesquisa para a domicílio dos estudantes. O tema da pesquisa pode manter o mesmo: Localizando problemas. O arquivo com as orientações para a realização da pesquisa - disponível no plano de aula - pode ser enviado por e-mail aos estudantes com o acréscimo das seguintes orientações: "O que pode melhorar em casa para que ela se torna mais sustentável? Olhe atentamente para a sua casa, prestando atenção especialmente para a forma de descarte do lixo, do uso da energia elétrica, do uso da água na cozinha e no banheiro, do uso do chuveiro. Converse com seus familiares sobre a importância da sustentabilidade. Agora, acesse o documento em anexo com um quadro para preenchimento do que você conseguiu observar na sua casa". Professor, envie também esse texto para ajudar os alunos a identificar os elementos que revelam sustentabilidade na casa. Especialmente ao final do texto tem várias dicas que podem ajudá-los. Ele está disponível aqui.
Sistematização
Vamos melhorar a sua casa? Essa deve ser a pergunta adaptada da sistematização. Oriente os estudantes a escolher um problema identificado anteriormente e pensar, com apoio dos familiares, uma forma de resolvê-lo. Peça que façam um vídeo (de até 3 minutos) apresentando o problema e a solução pensada pela família. Compartilhe com a turma todos os vídeos.
Convite às famílias
Convide os familiares para pesquisar um pouco mais sobre como ampliar as ações de sustentabilidade em casa. Para isso, eles podem ler também o texto indicado anteriormente e visitar o site do Instituto Socioambiental, disponível aqui.