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Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar as características dos principais biomas brasileiros e relacionar a existência de diferentes tipos de vegetação aos padrões climáticos, aos tipos de solos, ao relevo e à fauna. Além disso, refletiremos sobre as formas de exploração e possíveis alternativas para a sua preservação a partir da elaboração de um mapa mental sobre as principais características dos biomas que serão estudados.
Materiais necessários: Datashow, celular ou computador com acesso à internet, imagens dos biomas brasileiros que sofreram ou não degradação, papel A4 ou folha de caderno, caneta, lápis, borracha e cartolina.
Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.
Para você saber mais:
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas.html>. Acesso em: 23 mar 2019.
Mapa de biomas e vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.
Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira e compreendessem a relação entre clima, vegetação e solo como um sistema interdependente e a importância do equilíbrio entre cada elemento para a preservação da biodiversidade.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do clima, vegetação e relevo para a formação dos biomas brasileiros e sobre os principais impactos ambientais sofrido por eles. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas e, para finalizar, cada grupo desenvolverá um mapa mental com informações sobre o bioma estudado.
Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade na região ou práticas que visam a preservação do bioma local.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima, fauna e flora de uma região. Será que a vegetação de um lugar está relacionada ao seu clima ou relevo?
Estimule os alunos a refletir como os diferentes tipos de clima, tipo de solo, relevo estão relacionados à fauna, à flora e até mesmo ao modo de vida da população de uma região. Será que uma onça pintada que está adaptada à Floresta Amazônica, na região Norte do nosso país, teria dificuldade em se adaptar em uma região com clima e vegetação completamente diferente, como exemplo na região Sul?
Projete a pergunta e questione a turma.
Explique que bioma é o conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria.
Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característicos da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade da região ou práticas que visam a preservação do bioma. Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.
Para você saber mais:
Biodiversidade - preservação obrigatória - sem ela, tudo estará comprometido. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1261:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 23 mar 2019.
Biomas Brasileiros. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: <https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/94-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/1465-ecossistemas.html?Itemid=101#campos-sulinos>. Acesso em: 23 mar 2019.
Mapas de biomas completo. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/informacoes-ambientais/estudos-ambientais/15842-biomas.html?=&t=downloads>. Acesso em: 23 mar 2019.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o mapa e mostre aos alunos que cada bioma se estende por áreas que apresentam características diferentes seja referente ao clima, relevo, biodiversidade, modo de vida da população e a história da ocupação, problemas ambientais e exploração dos recursos naturais. Estimule a turma a falar sobre o que vem a memória deles sobre cada bioma brasileiro.
Pergunte à turma o que diferencia um bioma do outro? Use a imagem do slide para orientar a aula, caso seja necessário, volte ao slide 3 para os alunos compararem as imagens.
Utilize o mapa para que os alunos relacionem o bioma, sua localizalização e os principais problemas ambientais.
Para você saber mais:
Mapa de Biomas e Vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Divida a turma em 6 grupos, cada um correspondendo a cada bioma brasileiro. Explique aos alunos que neste momento será permitido o usos do celular como facilitador da atividade. Essa atividade também poderá ser desenvolvida na sala de informática, caso seja de interesse do professor. Também seria o interessante pedir que os alunos façam uma pesquisa prévia, podendo ser em casa, para que tenham informações consistentes sobre os biomas que serão pesquisados em sala de aula e tragam imagem do biomas pesquisados para realizar a atividade.
A primeira etapa da atividade é a pesquisa. Explique aos alunos que cada grupo representará um bioma e que eles terão 10 minutos para fazer uma pesquisa rápida sobre cada bioma considerando as seguintes características:
Se houver condições, cada aluno do grupo pode ficar responsável por um item da pesquisa para dinamizar a atividade.
A segunda etapa do trabalho consiste na elaboração de um mapa mental sobre as características de cada bioma.
Caso a pesquisa seja feita em casa pelo aluno, peça para que ele traga uma imagem referente ao bioma de sua pesquisa, podendo ser imagem de revistas ou da internet. Se a pesquisa for feita em sala de aula com o uso de computador ou celular, será necessário imprimir a imagem na escola ou que o professor leve para a aula.
Comente que a pesquisa foi importante para que eles tivessem um pouco mais de conhecimento sobre o bioma referente ao seu grupo. Agora, a partir do conhecimento e olhar crítico, eles poderão elaborar o mapa mental relacionando os seus conhecimentos sobre os biomas com a sua criatividade de forma crítica.
Como adequar à sua realidade: Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.
Para você saber mais:
Junior Cabareta, Valter. A utilização de mapas conceituais como recursos didático para a construção e interrelação de conceitos, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/17.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.
Campelo. Fabrício Leandro; Piconez Bertholo. Stela C. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia, disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/658-14-3548-1-10-20180518.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.
Orientações: Divida a turma em 6 grupos, cada um correspondendo a cada bioma brasileiro. Explique aos alunos que neste momento será permitido o usos do celular como facilitador da atividade. Essa atividade também poderá ser desenvolvida na sala de informática, caso seja de interesse do professor. Também seria o interessante pedir que os alunos façam uma pesquisa prévia, podendo ser em casa, para que tenham informações consistentes sobre os biomas que serão pesquisados em sala de aula e tragam imagem do biomas pesquisados para realizar a atividade.
A primeira etapa da atividade é a pesquisa. Explique aos alunos que cada grupo representará um bioma e que eles terão 10 minutos para fazer uma pesquisa rápida a respeito, considerando as seguintes características:
Se houver condições, cada aluno do grupo pode ficar responsável por um item da pesquisa para dinamizar a atividade.
A segunda etapa do trabalho consiste na elaboração de um mapa mental sobre as características de cada bioma.
Caso a pesquisa seja feita em casa pelo aluno, peça para que ele traga uma imagem referente ao bioma de sua pesquisa, podendo ser imagem de revistas ou da internet. Se a pesquisa for feita em sala de aula com o uso de computador ou celular, será necessário imprimir a imagem na escola ou que o professor leve para a aula.
Comente que a pesquisa foi importante para que eles tivessem um pouco mais de conhecimento sobre o bioma referente ao seu grupo. Agora, a partir do conhecimento e olhar crítico, eles poderão elaborar o mapa mental relacionando os seus conhecimentos sobre os biomas com a sua criatividade de forma crítica.
Para você saber mais:
Junior Cabareta, Valter. A utilização de mapas conceituais como recursos didático para a construção e interrelação de conceitos, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/17.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.
Campelo. Fabrício Leandro; Piconez Bertholo. Stela C. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia, disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/658-14-3548-1-10-20180518.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Explique à turma que esta etapa será um pouco mais descontraída. Cada grupo deverá mostrar seus trabalhos aos colegas da turma. Eles deverão dizer qual o bioma correspondente ao seu grupo, explicar o mapa mental desenvolvido e relacionar seu bioma aos aspectos referentes ao tipo de vegetação,relevo, solo e padrões climáticos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
Valor trabalhado
- O respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de identificar os biomas brasileiros e suas características. Para a etapa de apresentação, envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, o tema da aula junto com a proposta de contextualização que está mais detalhada a seguir.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feita com o envio das fotografias que estão disponíveis no plano original. Envie as imagens junto com a apresentação do tema da aula. Peça que os alunos observem as fotos e escrevam, no caderno de Geografia, uma descrição de cada uma delas. Lembre-os que descrever significa apontar as características. No caso dessa aula, o objeto são as paisagens que cada fotografia revela. Solicite, ainda, que pesquisem o significado do termo "bioma".
Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da originalmente proposta pelo plano de aula. A primeira mudança é que a atividade será realizada individualmente. Cada alunos deve escolher uma região brasileira. Procure, na medida do possível, estabelecer alguma proporcionalidade entre a quantidade de estudantes por região.
A proposta original é a construção de um infográfico com informações sobre os elementos naturais da paisagem que compõem um bioma. As perguntas orientadoras da pesquisa e da produção são:
- Região brasileira: o bioma é característico de qual região?
- Clima: qual o clima predominante nesta região?
- Relevo: qual o relevo predominante nesta região?
- Fauna e flora: quais as principais espécies desse bioma?
- Problemas ambientais: quais os principais problemas ambientais desse bioma?
- Alternativas de preservação ou recuperação ambiental: quais ações para preservar o bioma?
Para apresentar essa ação propositiva, envie o exemplo de infográfico que está disponível na ação propositiva do plano original. Solicite que os alunos façam a pesquisa na internet ou no material didático de Geografia. Para a pesquisa virtual, sugira o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem conteúdo sobre biomas especialmente voltado para crianças e jovens disponível aqui.
Após a pesquisa, peça que as crianças construam um infográfico, representando as informações sobre o bioma escolhido de forma gráfica. Cada aluno deve enviar seu infográfico ao professor. O envio deve ser feito, preferencialmente, por e-mail.
Sistematização
Organize todos os infográficos por região brasileira e retorne o e-mail à turma. O estudante deve escolher um infográfico de uma cada região, exceto o que ele fez, para imprimir e colar no caderno de Geografia.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os biomas brasileiros. Sugerimos os seguintes materiais:
- "Biomas brasileiros", no site do IBGE, disponível aqui.
- "Folder sobre biomas brasileiros", também do IBGE, disponível aqui.
- "Biomas", no site do Ministério do Meio Ambiente, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Mello
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer os principais biomas brasileiros e relacioná-los com os tipos de vegetação, tipos de relevo, solo e padrões climáticos
Habilidade (s) da Base: (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
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