GEO6_03UND07
Plano de Aula
Plano de aula: Fusos horários
Plano 7 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Como esse plano busca a análise de mapa e sua compreensão, a longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE08 que busca medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
Este plano aborda o conceito de fusos horários para que os alunos compreendam como ocorrem e como se estabelecem no mundo a partir do movimento de rotação da Terra. Por meio da história de Ana Lúcia, que questiona os diferentes horários em lugares diferentes na superfície terrestre (Brasil e Japão), os alunos devem compreender esse conceito. Posteriormente, em duplas, vão escolher três localidades diferentes para calcular o fuso horário em relação a posição de Ana Lúcia no Brasil, como se ela estivesse em um chat online com os colegas. Que horas e data cada colega vai ver sua mensagem?
Materiais necessários: Cópia da imagem do movimento de rotação da Terra e do mapa-múndi dos fusos horários.
Material complementar:
Link para os mapas:
Fuso Horário Civil 2015. IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/map9777.pdf>. Acesso em: 27 mai 2019.
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
No wikipedia você encontra uma abordagem sobre os fusos horários de vários países como Rússia, França, Espanha e Portugal, além da história do fuso horário:
Fuso Horário. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fuso_hor%C3%A1rio>. Acesso em 18 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o movimento de rotação da Terra, conceitos de latitude e longitude e da localização dos continentes do mundo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula em voz alta. Comente com os alunos que eles vão compreender como ocorre e como se estabelece o fuso horário no mundo a partir do movimento de rotação da Terra.
Como adequar à sua realidade: O Brasil possui 4 fusos horários. O horário do estado do Acre e uma pequena parte do oeste do Amazonas chegou a ser extinto, mas em 2013, por meio de um referendo, foi revogado e, portanto, está a 2h atrasado em relação à horário oficial de Brasília .
PENA, Rodolfo F. Alves. Fusos Horários no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/fuso-horario-brasileiro.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
No wikipedia você encontra uma abordagem sobre os fusos horários de vários países como Rússia, França, Espanha e Portugal, além da história do fuso horário:
Fuso Horário. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fuso_hor%C3%A1rio>. Acesso em 18 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia o slide em voz alta. Ele conta a história de Ana Lúcia que ficou intrigada e curiosa a respeito das diferentes horas que são estabelecidas na superfície do planeta. Seu amigo, no Japão estava indo dormir enquanto ela acabara de acordar e tomava café da manhã. O que promove essa diferença de horas nas localidades terrestres? Questione os alunos, eles devem relatar que deve-se a diferença de fuso horário.
Como adequar à sua realidade: O Brasil possui 4 fusos horários, busque verificar em qual fuso horário se encaixa a cidade em que vivem. Relembre aos alunos que o horário oficial é o de Brasília, Distrito Federal capital do país, que envolve os estados do nordeste, do sudeste do sul.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos devem sugerir explicações para as diferença de horário na superfície terrestre, ou seja, explicar como ocorrem os fusos horários. Depois do questionamento e sugestões deles, mostre os próximos slides que apresentam imagens do movimento de rotação da Terra e o mapa que divide os fusos de 15º de longitude. Se precisar esse material está disponível abaixo e pode ser impresso e distribuído para cada dupla.
Em decorrência da forma esférica da Terra, ela não recebe luz de maneira uniforme. Assim, enquanto determinado lugar é totalmente iluminado, outro perde gradativamente a luminosidade e outros já se encontram totalmente escuros. Essa dinâmica corresponde às etapas do dia: manhã, tarde, noite e madrugada.
O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites, pois há momentos em que uma das partes do planeta está iluminada (dia) e outra não (noite). Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°. Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo. Esse cálculo resultou em 15°, que corresponde a 1 hora.
A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro. Greenwich é o meridiano principal, é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.
O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantada uma hora a cada fuso, ou seja, 15°; e no sentido Oeste de Greenwich seria atrasada uma hora a cada fuso.
Como adequar à sua realidade: Dê como exemplo a sua cidade em relação ao Meridiano de Greenwich (Londres), considerado o fuso inicial para ilustrar a diferença de horas.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Problematização
Orientações: Nesse momento os alunos devem sugerir explicações para as diferença de horário na superfície terrestre, ou seja, explicar como ocorrem os fusos horários. Depois do questionamento e sugestões deles, mostre os próximos slides que apresentam imagens do movimento de rotação da Terra e o mapa que divide os fusos de 15º de longitude. Se precisar esse material está disponível abaixo e pode ser impresso e distribuído para cada dupla.
Em decorrência da forma esférica da Terra, ela não recebe luz de maneira uniforme. Assim, enquanto determinado lugar é totalmente iluminado, outro perde gradativamente a luminosidade e outros já se encontram totalmente escuros. Essa dinâmica corresponde às etapas do dia: manhã, tarde, noite e madrugada.
O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites, pois há momentos em que uma das partes do planeta está iluminada (dia) e outra não (noite). Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°. Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo. Esse cálculo resultou em 15°, que corresponde a 1 hora.
A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro. Greenwich é o meridiano principal, é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.
O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantada uma hora a cada fuso, ou seja, 15°; e no sentido Oeste de Greenwich seria atrasada uma hora a cada fuso.
Como adequar à sua realidade: Dê como exemplo a sua cidade em relação ao Meridiano de Greenwich (Londres), considerado o fuso inicial para ilustrar a diferença de horas.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Problematização
Orientações: Nesse momento os alunos devem sugerir explicações para as diferença de horário na superfície terrestre, ou seja, explicar como ocorrem os fusos horários. Depois do questionamento e sugestões deles, mostre os próximos slides que apresentam imagens do movimento de rotação da Terra e o mapa que divide os fusos de 15º de longitude. Se precisar esse material está disponível abaixo e pode ser impresso e distribuído para cada dupla.
Em decorrência da forma esférica da Terra, ela não recebe luz de maneira uniforme. Assim, enquanto determinado lugar é totalmente iluminado, outro perde gradativamente a luminosidade e outros já se encontram totalmente escuros. Essa dinâmica corresponde às etapas do dia: manhã, tarde, noite e madrugada.
O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites, pois há momentos em que uma das partes do planeta está iluminada (dia) e outra não (noite). Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°. Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo. Esse cálculo resultou em 15°, que corresponde a 1 hora.
A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro. Greenwich é o meridiano principal, é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.
O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantada uma hora a cada fuso, ou seja, 15°; e no sentido Oeste de Greenwich seria atrasada uma hora a cada fuso.
Como adequar à sua realidade: Dê como exemplo a sua cidade em relação ao Meridiano de Greenwich (Londres), considerado o fuso inicial para ilustrar a diferença de horas.
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse momento, em duplas, os alunos devem escolher três localidades diferentes, em três continentes diferentes, para calcular a diferença de horas em relação à localização de Ana Lúcia (Brasília, 12 de setembro às 20h). Use o mapa disponível no slide 6. Se achar necessário, imprima-o e distribua-o entre as duplas, senão somente projete-o em sala de aula. Como alternativa, você pode solicitar o uso de um atlas escolar pelos alunos e o uso do mapa de fusos, comum nesse material. Eles devem contar os fusos coloridos em relação à Brasília até o local que escolheram. Para leste devem acrescer 1h em cada fuso, e para oeste decrescer a partir do que foi estabelecido: 12 de setembro às 20h.
Mapa disponível em:
Solicite que escolham as cidades ou países e pronunciem em voz alta, assim você pode evitar que eles repitam a mesma localidade. Também que deem um nome a cada colega de cada localidade diferente. Dessa forma, haverá maior número de amostragens, ou seja, diversos exemplos em sala para diálogo entre eles e comparações. Vá passando pelas mesas para orientá-los e corrigi-los em eventuais erros de cálculo. Solicite que anotem os próprios cálculos para apresentar no momento seguinte.
Como adequar à sua realidade: Se achar interessante, localize a cidade de vocês no mapa e façam uma relação com o horário de Ana Lúcia. Que horas a mensagem teria sido visualizada por vocês?
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Fusos Horários. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fusos-horarios-2.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
MIRANDA, Ângelo Tiago de. Fusos horários: entenda como se determina a hora em cada país. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fusos-horarios-entenda-como-se-determina-a-hora-em-cada-pais.htm>. Acesso em 18 abr 2019.
No wikipedia você encontra uma abordagem sobre os fusos horários de vários países como Rússia, França, Espanha e Portugal, além da história do fuso horário:
Fuso Horário. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fuso_hor%C3%A1rio>. Acesso em 18 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a atividade, solicite que os alunos digam as cidades e horários e datas que encontraram. Deixe que comparem os resultados:
- Que colega mora mais longe?
- Que mensagem foi visualizada antes ou depois?
- Quais foram visualizadas durante a noite? De manhã? No dia seguinte? À tarde? etc.
Solicite que anotem no cadernos às conclusões que chegaram, tanto referente a sua localidade quanto às outras selecionadas. Também sugira que escrevam as respostas das perguntas sugeridas no slide.
Como adequar à sua realidade: Se achar interessante, localize a cidade de vocês no mapa e façam uma relação com o horário de Ana Lúcia. Que horas a mensagem teria sido visualizada por vocês?
Para você saber mais:
BARROS, Bruno Rodrigues de. O movimento de rotação e os fusos horários. Youtube, 2016 (24min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8>. Acesso em 18 abr 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_03UND07
Ferramentas sugeridas
Youtube, ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, E-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais), câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador) e Internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula trata dos fusos horários no mundo, o que geralmente é um conteúdo de relativa complexidade no 6º ano, pois envolve a linguagem matemática. Para que os estudantes entendam o porquê de existir fusos horários, é fundamental reconhecer o movimento de rotação da Terra e os meridianos. Assim, professor, caso considere que a turma tenha dificuldades nesses assuntos, envie os links que estão no material de apoio por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Outra opção é a animação do IBGE, disponível aqui.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feita com o envio do texto disponível nessa etapa do plano aos estudantes. É um texto provocativo e que apresenta uma questão cotidiana e muito usual atualmente, com a interatividade dos estudantes com amigos por meio da internet, que ultrapassa os limites e fronteiras nacionais. Peça que os estudantes enviem a resposta do questionamento final, assim você terá uma ideia dos conhecimentos prévios deles quanto à diferença de horário no mundo. Outra opção é o envio do vídeo, disponível neste link, sobre o IBGE relatando algumas questões práticas e introdutórias sobre os fusos horários.
Ação propositiva
A ação propositiva deste plano segue a sugestão de atividade do plano original, com poucas adaptações. A primeira adaptação é que a atividade será realizada individualmente. A segunda é que, junto com a atividade (enunciado na ação propositiva), devem ser enviados três materiais de apoio. São eles:
1) O mapa dos fusos-horários, disponível aqui;
2) Explicação sobre a forma de como devemos interpretar os fusos horários, disponível em vídeo;
3) Mapa mundi político, disponível neste link.
A terceira adaptação é a solicitação aos estudantes que registrem no mapa múndi as três localidades escolhidas (identificar, por exemplo, com o nome de colegas ou letras - A, B, C). O envio pode ser feito por qualquer ferramenta de comunicação tecnológica. Dê um tempo para a realização da atividade e entre em contato com os estudantes perguntando sobre as dúvidas. Como foi apontado de início, professor, esse é um conteúdo que geralmente suscita muitas dúvidas nos alunos.
Sistematização
Para a sistematização peça, primeiramente, que o estudante escreva no mapa múndi os horários nas 3 localidades escolhidas por ele. Depois, tire uma foto para envio do registro da atividade. Caso considere interessante, você pode compartilhar todos os trabalhos com a turma.
Convite às famílias
Convide as famílias a praticarem o exercício do fuso horário com o estudante em diferentes situações. Para ficar mais interessante, pode ser usado um exemplo prático de algo que interesse ao aluno, como a abertura de Jogos Olímpicos, um jogo internacional de futebol, vôlei ou basquete; a cerimônia do Oscar em Los Angeles; a ligação de um amigo ou familiar que mora em outro país, ou qualquer outro acontecimento que ocorra no exterior. Com base no horário em que esse acontecimento ocorre, a brincadeira pode ser descobrir qual o horário exato na localidade em que moram. Para isso, o familiar deve usar o mapa de fusos horários citado no plano de aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer como ocorrem e como se estabelecem os fusos horários no mundo a partir do movimento de rotação da Terra.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA