Textos para impressão - Desenvolvimento
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Cópias dos textos “A Lenda do Arroz”, Jornal do Povo – 10 e 11/9/2005 – página 13" e “A Lenda Chinesa da Origem do Arroz”, disponíveis aqui.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber os valores e crenças presentes nos textos porque podem não ter conhecimentos prévios sobre elementos da cultura na qual o mito que será trabalhado tem origem.
Referências sobre o assunto:
- RAUEN, Adriana Regina Feltrin. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/390-4.pdf.
- MIYASHIRO, Shirlei Fernandes de Oliveira. Lendas e Mitos no ensino fundamental. Congresso internacional de história: Goiás, 2016. Disponível em: http://www.congressohistoriajatai.org/2016/resources/anais/6/1470844324_ARQUIVO_LendaseMitosnoensinofundamental.pdf
- SILVA, G. F. da; PENNA, R.; CARNEIRO, L. C. da C. (Org.). RS Índio: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
- MAMIGONIAN, A.. As bases naturais e sociais da civilização chinesa. In: MAMIGONIAN, A; BASTOS, J. M (Org.). Anais de Geografia Econômica e Social, Florianópolis: UFSC, n. 1, jul. 2008. Disponível em: <http://geoeconomica.ufsc.br/files/2010/03/Geografia-Economica.pdf>
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: os valores socioculturais presentes nos mitos a partir da leitura de dois mitos - de culturas diferentes - sobre a origem do arroz.
- Nesta aula, serão feitas leituras de dois mitos (um indígena e outro chinês) que retratam a “origem do arroz”, considerando a importância dada ao alimento nas culturas chinesas e indígenas do sul brasileiro. Trata-se de um plano de aula que, a partir da leitura, em contraste com os conhecimentos já construídos pelos alunos, possibilita uma análise da presença de valores sociais, culturais e humanos de diferentes visões de mundo.
- Para um bom desenvolvimento da aula, é importante a constante interação: entre professores/ alunos, alunos/alunos e interação entre informação dada (prévia) / informação nova (destacada da leitura dos mitos). O embate entre saberes, visões e conhecimentos poderá construir momentos produtivos de aprendizagem.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. A interação verbal é um recurso que pode potencializar os resultados das atividades propostas desta aula, na medida em que os alunos poderão, a todo momento, colocar suas ideias em constante embate com o pensamento de outros colegas; e, assim, juntos, ressignificar o conhecimento.
- Oriente os alunos para que conversem em grupo e, a partir de seus conhecimentos prévios sobre características da cultura (religião, organização social, alimentação, economia) dos povos chineses e dos indígenas do sul do Brasil, mais especificamente do Rio Grande do Sul, preencham a tabela. Poderá ser fornecida uma tabela para cada grupo (para isso, clique aqui), ou os alunos poderão preenchê-la copiando no caderno.
- Garanta o tempo necessário para que eles possam resgatar seus conhecimentos prévios sobre esses povos. Podem acontecer alguns casos em que os alunos não consigam lembrar de alguma informação; é interessante, neste momento, circular pelos grupos para ir norteando a discussão e apresentando pistas que possam ser relevantes, mas sem dar as respostas prontas.
- Depois disso, quando finalizado, peça que um aluno de cada grupo conte para a turma as respostas anotadas. A socialização garante a participação de todos e , além, disso amplia o repertório de informações para uma discussão futura.
- Ao finalizar as exposições, não faça correções, peça aos alunos que guardem essa atividade. Avise-os de que ela será retomada no final da aula.
Material Complementar:
- Caso queira enriquecer a aula com outras informações sobre a origem e a história do arroz no mundo, leia o texto disponível em: http://www.arrozeirosdealegrete.com.br/novo/origem-e-historia-do-arroz/.
- Para entender um pouco mais sobre os indígenas das terras gaúchas, leia o texto disponível em: http://observatorioborussia.org.br/projeto/index.php/onde-quando-quem-comeca-o-rio-grande-do-sul.
- Para entender sobre a cultura chinesa, leia o texto disponível em: https://www.todamateria.com.br/cultura-chinesa/.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- Para esta atividade, não se espera que os alunos completem todos os tópicos corretamente. Trata-se de uma atividade de levantamento dos conhecimentos prévios. É necessário cuidado, no entanto, com respostas preconceituosas e com ideias estereotipadas sobre esses povos. Se isso acontecer, seria interessante que o professor, no final da aula, desconstrua essas visões deturpadas a partir da leitura dos textos que seguirão adiante.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Anuncie que serão lidos dois textos de tradição oral, produzidos coletivamente pelo imaginário popular, sobre a temática da origem do arroz: metade da sala irá ler um mito indígena do Rio Grande do Sul; a outra metade, o da China.
- Entregue um texto para cada grupo, tendo o cuidado para que a distribuição dos textos seja uniforme. Para ter acesso aos textos, clique aqui.
- Peça que os alunos iniciem uma atenta leitura compartilhada em seus grupos. Os alunos poderão, durante a leitura do mito (na medida em que ele é carregado de valores locais) começar a ressignificar, a partir da interação com o texto, os seus conhecimentos sobre as tradições dos povos chineses e dos indígenas do sul brasileiro. A leitura permitirá, então, a identificação de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Após a leitura, peça que os alunos, ainda em grupos, preencham uma nova tabela igual a da atividade anterior. Peça que eles procurem, exclusivamente no texto lido pelo seu grupo, informações (explícitas, implícitas, pressupostas ou inferidas) sobre a religiosidade, a organização social, a alimentação e a economia do povo no qual o mito lido circula (chineses ou índios do Rio Grande do Sul). Lembre-se de que o texto fornece pistas.
- Seria interessante, nesta atividade, propor que os alunos destaquem no texto as passagens em que é possível retirar essas informações, a fim de legitimar as respostas.
- Garanta tempo necessário para que eles terminem a atividade e discutam com os colegas.
- Para cada grupo ficará uma coluna vazia, neste momento.
- Depois disso, peça que um aluno de cada grupo compartilhe as respostas anotadas por eles com todos da sala.
- Registre as respostas das duas colunas no quadro e peça para que os alunos preencham a coluna vazia de acordo com as informações escritas.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- CHINESES:
- Religião: neste texto, infere-se que se trata de uma religião monoteísta, É interessante ressaltar para os alunos que a cultura chinesa é ampla e que existiam (e ainda existem) várias religiões, predominando o Confucionismo (baseada no sistema filosófico do chinês Confúcio), o Taoismo (filosofia de vida e uma religião chinesa milenar, na qual o ser humano deve viver em harmonia com a natureza) e o Budismo.
- Organização Social: império - sociedade estratificada/ dividida - pela citação de um rei e um império.
- Alimentação: basicamente o arroz, “o alimento preferido de todos”, segundo o texto.
- Economia: infere-se, pela temática do conto, a agricultura.
- INDÍGENAS (Sul do Brasil):
- Religião: pressupõe-se, a partir da referência a uma Deusa das Águas, a existência de outros deuses dentro dessa cultura. É possível afirmar, então, que há, nessa tradição religiosa, o politeísmo.
- Organização Social: familiar, perceptível a partir do “desesperado com a perda dos seus pais e de sua morada”, ficando sozinho e isolado.
- Alimentação: infere-se, pela temática, o arroz.
- Economia: agricultura, já que o índio Tuti cultivou e plantou as semesntes entregues pela Deusa da Água.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos, em seus grupos, comparem as duas tabelas preenchidas na aula (uma com os conhecimentos prévios, outras com as informações retiradas dos textos), anotando em seus cadernos. Depois, façam comparações entre os dois mitos lidos, destacando duas semelhanças e duas diferenças. Esta pergunta ajudará o aluno a estabelecer, para concluir a aula, múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
- Em seguida, peça que respondam ao questionamento: “Que elementos da cultura destes povos presentes nos textos nos ajudam a entender melhor a história?”.
- Peça que os alunos verbalizem as suas respostas. É importante, neste momento, caso algum grupo tenha apontado, na atividade inicial (tabela 1), alguma informação preconceituosa ou estereotipada em relação às culturas estudadas nesta aula, desconstruir essas ideias, apresentando, a partir da correção e das informações destacadas, outras visões sobre esses povos.
- A partir das respostas, em seguida e em tom de conversa, leve os alunos a uma reflexão sobre como o mito se relaciona diretamente com a visão de mundo de cada povo, apresentando as informações disponibilizadas aqui.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- Resposta pessoal. Para esta atividade, considerando que ela trabalha com o conhecimento prévio do aluno, há várias possibilidades de resoluções. Porém, espera-se que a leitura dos textos propostos em aula deem a oportunidade para que os alunos formulem as suas opiniões (muitas vezes extremamente simplistas e estereotipadas) sobre os valores e tradições desses povos presentes nos mitos.
- Semelhanças: Atividade econômica (agricultura); alimentação (arroz); / Diferenças: organização social (os índios se organizam de acordo com as suas famílias; os chineses viviam em um império); religião (infere-se que o texto chinês lido é de uma cultura monoteísta, apesar da variedade religiosa do país; no texto indígena, há a inferência do politeísmo).
- Os elementos da cultura desses povos presentes nos textos são: informações sobre a religião, a organização social, economia e alimentação. Entender esses elementos é importante, pois o mito relaciona-se estritamente às visões de mundo de determinado povo; entender a cultura contribui, pois, para compreender a simbologia por trás do mito.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remot
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo para lerem os dois textos que você compartilhou (estão disponíveis nos Materiais do Plano). Explique que são dois mitos (um indígena e outro chinês) que retratam a “origem do arroz”, alimento muito importante nessas culturas. Diga que as demais informações serão enviadas por escrito.
Desenvolvimento
Envie, por escrito, a tabela disponível no Plano e diga que eles deverão preenchê-la de acordo com as informações implícitas e explícitas nos textos. Peça que se organizem em trios para fazer isso. Estabeleça um prazo e um canal de compartilhamento das respostas (sugestão: Google Drive). Depois de todos terem respondido, peça, em novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). A seguir, compartilhe com os alunos um feedback sobre suas respostas na tabela, destacando o que achar importante e acrescentando mais informações sobre o gênero mito. Encaminhe, também por escrito, as perguntas 2 e 3 do slide de Fechamento para que respondam no mesmo documento em que fizeram a tabela, estabelecendo um prazo para essa atividade.
Fechamento
Depois das perguntas respondidas, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, destacando os aspectos positivos e sublinhando as razões pelas quais os textos lidos são chamados de “mitos”. Faça um parágrafo de reflexão sobre como o mito se relaciona diretamente com a visão de mundo de cada povo, aprendizagem desta aula. Se quiser, utilize o material disponível aqui para enriquecer suas observações sobre o contexto de produção de cada mito. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja mais com seus alunos, aproveitando para verificar as aprendizagens e dificuldades de cada um.
Convite às famílias
As famílias podem ler os textos disponíveis neste plano e buscar entender a relação entre eles e os povos que os produziram. Também podem surgir dessa leitura histórias de família relacionadas ao arroz ou ao plantio/consumo de qualquer outro alimento importante para outras culturas. Peça para a família registrar esse momento através de fotos, vídeos ou mesmo por escrito.