Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides "Contexto" e motive uma breve discussão a partir da questão proposta.
Apresente a questão disparadora aos estudantes:
- Qual a diferença entre bioma e ecossistema?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência ou crie um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie os materiais disponíveis na aba “materiais e atividades” e oriente-os a lerem as situações. Em uma discussão no grupo, solicite que completem a tabela com as palavras sugeridas.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e motive os grupos a compartilharem quais os critérios utilizados para preencher a tabela. Sugira aos grupos que elejam um porta-voz. Siga as orientações do plano para sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com a comunicação entre os integrantes do grupo.