Material Complementar - Mão na Massa
Plano de Aula
Plano de aula: Os Biomas Brasileiros
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Clima
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5, que tem por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Nesta aula vamos caracterizar e localizar os diversos biomas naturais brasileiros (caatinga, cerrado, mata atlântica, floresta amazônica, clima de montanha…)
Materiais necessários para a aula: Mapa “os domínios naturais do Brasil” e fotos das diversas paisagens naturais brasileiras. Mais informações: AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Também em: https://www.algosobre.com.br/geografia/dominios-morfloclimaticos-brasileiros-os-segundo-aziz-ab-saber.html.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Comente com eles que esta é uma aula de conclusão do processo iniciado na aula 1 de 5, que tem como objetivo caracterizar as paisagens naturais do Brasil e que, para isso, a aula se desenvolverá de forma similar a um jogo.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente o slide para os alunos. O texto contido no slide deve servir como uma espécie de revisão daquilo que foi trabalhado nas 4 aulas anteriores, que eram preparatórias para esta aula de conclusão. Servirá também de orientação para o trabalho desta aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora para a classe.
Mão na massa
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente o mapa político do Brasil aos alunos e discuta com eles o quanto que a informação acerca do estado permite, ou não, determinar as condições climáticas que um turista encontrará. É importante neste momento investigar as noções prévias que os alunos possuem, corretas ou não, associando os estados ou até mesmo as regiões do país ao perfil climático vigente naqueles espaços. Também é importante estabelecer que a divisão política é, em grande medida, arbitrário, desvinculada das questões climáticas e que, embora seja possível ter alguma noção de qual é o clima presente nos estados e regiões, trata-se de uma noção muito genérica, não sendo possível estabelecer “que roupa levar” para uma viagem, apenas sabendo qual é o estado de destino.
Mão na massa
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o mapa para que os alunos tenham noção de que há diversos biomas (domínios morfoclimáticos) distribuídos ao longo do território nacional e que sua distribuição está bastante bem definida e estudada. Frise que a informação referente aos biomas é bem mais relevante que a informação do estado de destino para que se defina qual roupa um turista deve levar numa eventual viagem. Material de apoio a ser entregue aos alunos, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PrMvJYBnYk3N7mXNmbTJffw7H2JHYgB9DmZeTQSr8DruPUnf3CkZR7sy9QZA/material-complementar-mao-na-massa-cie08-12tu05.pdf.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos de 4 ou 6. Para cada grupo, entregue o mapa impresso disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PrMvJYBnYk3N7mXNmbTJffw7H2JHYgB9DmZeTQSr8DruPUnf3CkZR7sy9QZA/material-complementar-mao-na-massa-cie08-12tu05.pdf. Explique a atividade que será realizada: você fará a apresentação de fotos das paisagens naturais do Brasil e, a partir delas, os alunos deverão, mediante análise das características climáticas presentes e identificáveis através das imagens, classificar (identificar a que bioma pertencem), determinar quais vestimentas são mais apropriadas para cada tipo de paisagem e tentar localizar/relacionar a paisagem da fotografia com sua respectiva região no mapa dos domínios morfogeológicos. Apresente as fotos de cada um dos biomas identificados no mapa (floresta amazônica, cerrado, caatinga, floresta de araucárias, pradarias, mata atlântica) separadamente, um de cada vez.
Apresentada a paisagem em foto, solicite aos alunos que descrevam a paisagem considerando os aspectos climáticos (temperatura, chuvas, umidade…) e, feito isso, que eles suponham a qual região do mapa aquela paisagem pertence. Esta primeira parte deste “mão na massa” pode ser conduzido por você instigando os alunos à discussão, ou melhor, com os alunos divididos em grupos recebendo as fotos numeradas e o mapa impressos, com o objetivo de localizar a qual das regiões delimitadas no mapa aquela paisagem fotografada pertence e se eles sabem nomear aquele ambiente apresentado. É claro que, nesse ponto, o conhecimento prévio do aluno acerca de um bioma como o Pantanal, por exemplo, com sua paisagem úmida, alagadiça em boa parte, vegetação típica e localização geográfica, poderão auxiliar o aluno a assertivas corretas, mas é importante que você, nesta etapa ou na “sistematização”, resgate os conhecimentos elaborados e construídos nas aulas anteriores, a fim de justificar a ocorrência daquela paisagem naquela localidade. O próprio Pantanal, por exemplo, localiza-se numa latitude que, em outros continentes, é indicativa de paisagens áridas e desérticas, e se estabelece no Brasil muito em função dos rios aéreos que trazem um aporte de água para a região.
Mão na massa
Orientações: Foto ilustrativa da Floresta Amazônica (Item 1 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).
Mão na massa
Orientações: Foto ilustrativa do Cerrado (Item 2 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).
Mão na massa
Orientações: Foto ilustrativa da Caatinga (Item 4 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).
Mão na massa
Orientações: Foto ilustrativa de Floresta de Araucárias (Item 5 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).
Mão na massa
Orientações: Foto ilustrativa do Pantanal (localizado na região do cerrado, atingida pelos rios aéreos, que conferem à esta região a umidade que a caracteriza).
Mão na massa
Orientações: Foto ilustrativa de Pradarias (Item 6 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).
Mão na massa
Orientações: Foto ilustrativa da Mata Atlântica (Item 3 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Complete a legenda designando corretamente cada bioma à sua respectiva região. Uma vez completada a legenda, com as áreas referentes aos diversos biomas brasileiros devidamente identificadas, estabeleça a discussão acerca das condições climáticas e de relevo que são determinantes para o estabelecimento de cada um destes biomas em suas respectivas regiões. Tenha em mãos o mapa de relevo do país e o esquema construído nas aulas anteriores, identificando os caminhos dos rios aéreos.
Sistematização
Orientações: Mapa de relevo para acompanhar a sistematização.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem os slides "Contexto". Proponha que conversem sobre as paisagens naturais do país. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Vou viajar pelo Brasil. Que roupa levo?
Mão na massa
Divida a turma em seis grupos e envie a atividade via Whatsapp.
Informe aos grupos que eles farão uma viagem para um lugar do país com as principais características:
Grupo 1- Floresta Amazônica
Grupo 2- Cerrado
Grupo 3- Caatinga
Grupo 4- Florestas de Araucárias
Grupo 5- Pradarias
Grupo 6- Mata Atlântica
Peça para pesquisarem todas as informações necessárias para arrumar a mala e elaborarem um relatório com foto da paisagem, condições climáticas, vegetação típica, localização geográfica, opções de hotéis e pousadas.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com a turma. Proponha uma conversa sobre os biomas em as respectivas regiões.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades e assistindo ao vídeo no momento cinema. Dica(disponível aqui).
Os Biomas Brasileiros
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar, caracterizar e localizar em suas regiões os diversos biomas brasileiros considerando as características geomorfológicas e climáticas previamente estudadas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
Professor-autor: Danilo Pereira Pinseta
Mentor: Ariel SIlva
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5, que tem por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Nesta aula vamos caracterizar e localizar os diversos biomas naturais brasileiros (caatinga, cerrado, mata atlântica, floresta amazônica, clima de montanha…)