GEO8_23UND01 - Mapa mundi
Plano de Aula
Plano de aula: América Latina: aspectos naturais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Providenciar impressão/xerox do material da atividade (disponível abaixo) para que os alunos realizem a proposta apresentada. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Imagens América Latina - Contextualização:
Imagens Brasil - Contextualização:
Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TPrcQRx7parntMyY7YV6A5CkFp7pbBMyG6msj28EJNmMWuVbS3nrrmqtsGMX/geo8-23und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Link para o mapa
Para você saber mais:
30 maravilhas da América Latina. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-maravilhas-america-latina/capa.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
MORINI, Thiago Ferrer. América Latina foca no turismo para fortalecer sua economia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/22/economia/1529683118_375185.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.
RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da biodiversidade e geodiversidade existentes na América Latina. Ressalte que a América Latina possui inúmeras particularidades que ocorrem devido à grande extensão latitudinal e longitudinal desta região, o que possibilita a pluralidade dos aspectos naturais latinoamericanos.
Para você saber mais:
RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente a América Latina em sua amplitude. Em seguida, comente com os alunos que esta é uma região contemplada não só com distintas características morfoclimáticas, mas também com diferentes culturas que atraem turistas de todo mundo. Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagens de países latinoamericanos.
Para você saber mais:
30 maravilhas da América Latina. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-maravilhas-america-latina/capa.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
MORINI, Thiago Ferrer. América Latina foca no turismo para fortalecer sua economia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/22/economia/1529683118_375185.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.
RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, solicite que apontem as características naturais encontradas na região em cada uma das imagens.
Fonte das imagens:
Cordilheira dos Andes - Chile:
Fonte: LIMA, Marcos Eduardo e. Cordilheira dos Andes, Santiago, Chile CC BY-SA 3.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33080608>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Puntaneras - Costa Rica:
Fonte: SOTILLO, Arturo Sotillo. Isla Tortuga CC BY-SA 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37676082>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Cânion Sumidero - México:
Fonte: STANLEY, Antony Stanley. Sumidero Canyon, Chiapas CC BY-SA 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28438528>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Salar de Uyuni - Bolívia:
Fonte: DELSO, Diego Delso. Salar de Uyuni, Bolivia CC BY-SA 4.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47617647>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, solicite que apontem as características naturais encontradas na região em cada uma das imagens.
Fonte das imagens:
Floresta Amazônica: MOURA, Carla. Árvore se destaca na Floresta Amazônica CC BY-SA 3.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40610590>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Caatinga - Brasil: ALVES, Artur. Caatinga: bioma brasileiro CC BY-SA 4.0,Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60362672>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Chapada Diamantina: ISABEL, Cleide. Chapada Diamantina panorama CC BY 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31455276>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Rio Solimões: MINISTÉRIO DA DEFESA, Vista aérea do rio Solimões CC BY 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37362607>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, comente com os alunos que eles produzirão jogos que, posteriormente, poderão ser utilizados não só por eles, mas também por outras turmas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
Neste momento, explique que a turma confeccionará jogos da memória que explicitam características físicas de alguns lugares da América Latina. Disponibilize o material para a confecção dos jogos (disponível no link abaixo), esclareça que as características das imagens deverão ser pontuadas pelos alunos nas cartas-descritivas, formando seus pares com as cartas-imagens. Posteriormente, sugira, também, que os alunos confeccionem o outro lado (imagem comum) de todas as cartas.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, transite pelos grupos e certifique-se de que estão realizando-a adequadamente, através da verificação das informações que constam nas cartas-descritivas.
Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TPrcQRx7parntMyY7YV6A5CkFp7pbBMyG6msj28EJNmMWuVbS3nrrmqtsGMX/geo8-23und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Neste momento, os grupos trocarão os jogos da memória produzidos e iniciarão partidas que possibilitem desfrutar de jogos desenvolvidos por eles, ao mesmo tempo em que conhecem um pouco mais dos aspectos naturais da América Latina.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Meet
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é identificar os aspectos naturais da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da biodiversidade e da geodiversidade existentes na América Latina. Ressalte que a América Latina possui inúmeras particularidades que ocorrem devido à grande extensão latitudinal e longitudinal da região, o que possibilita a pluralidade dos aspectos naturais latino-americanos. Incentive-os a participar. Envie 3 arquivos disponíveis aqui, aqui e aqui. No mapa, apresente a América Latina em sua amplitude. Em seguida, comente com os alunos que essa é uma região contemplada não só com distintas características morfoclimáticas, mas também com diferentes culturas que atraem turistas de todo o mundo. Nas imagens, solicite que apontem as características naturais encontradas. Tempo estimado de 15 minutos.
Problematização
Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir. Na XXVIII Semana de Jogos Geográficos que ocorrerá numa competição escolar, cada turma deverá criar uma atividade para que os demais alunos participem ao longo do evento. Tempo estimado de 5 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles via WhatsApp. Nesse momento, explique que a turma confeccionará jogos da memória que explicitam características físicas de alguns lugares da América Latina. Disponibilize o material para a confecção dos jogos (disponível aqui), e esclareça que as características das imagens deverão ser pontuadas pelos alunos nas cartas-descritivas, formando pares com as cartas-imagens. Posteriormente, sugira também que os alunos confeccionam o outro lado (imagem comum) de todas as cartas. Incentive-os a participarem. Eles podem combinar um momento síncrono, via Google Meet, para jogarem, mas podem jogar com os familiares também. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Retome o objetivo de aprendizagem e verifique se os alunos entenderam o conteúdo. É um bom momento para tirar dúvidas que apareceram durante a Ação propositiva. Tempo estimado de 5 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem sobre a Cordilheira dos Andes, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar os aspectos naturais da América Latina.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA