GEO9_07UND01 - Contextalização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Montes Urais: divisor da Europa e Ásia
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, iremos trabalhar com os Montes Urais, extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, na qual formam a fronteira natural tradicional entre a Europa e a Ásia.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Montes Urais. Extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia. Estendem-se do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://escola.britannica.com.br/artigo/montes-Urais/482754. Acesso em: 14 de março de 2019.
https://www.suapesquisa.com/geografia/montes_urais.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Montes_Urais. Acesso em: 14 de março de 2019.
Fronteiras e limites. Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são estabelecidos por acordos e tratados entre dois ou mais países. Para saber mais acesse o link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-limite-fronteira.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.
Fronteiras dos Continentes. Para entender mais sobre o estabelcimento de limites e fronteiras entre os contnentes acesse o link diponivel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fronteiras_dos_continentes. Acesso em: 14 de março de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: Montes Urais: divisor da Europa e Ásia.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização dos Montes Urais para os alunos. Para isso, apresente a imagem que retrata a paisagem do Monte Ural, com o objetivo de trabalhar os aspectos constituintes dessa paisagem, ou seja, fazer com que os alunos identifiquem aspectos característicos de uma cordilheira de montanhas. Em seguida, mostre o recorte do mapa fisiográfico, onde é possível identificar os Montes Urais. Informe aos alunos que essa formação está entre as mais antigas do mundo, tendo-se formado no final do período Carbonífero, localizada na Rússia, com aproximadamente 2.500 km de extensão, que se estende do mar Kara, no norte até o rio Ural no sul. Nesse momento de contextualização é importante que não haja menção sobre exerce o papel de fronteira natural entre a Europa e a Ásia, pois será objeto de análise na etapa Ação Propositiva.
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fkqVq4XNKj4Q3mFaup85CE2xkAYDdaFvGWhCASwaYN85uRZHquFEeEuG6cJT/geo9-07und01-contextalizacao-imagens.pdf
Contextualização
Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização dos Montes Urais para os alunos. Para isso, apresente a imagem que retrata a paisagem do Monte Ural, com o objetivo de trabalhar os aspectos constituintes dessa paisagem, ou seja, fazer com que os alunos identifiquem aspectos característicos de uma cordilheira de montanhas. Em seguida, mostre o recorte do mapa fisiográfico, onde é possível identificar os Montes Urais. Informe aos alunos que essa formação está entre as mais antigas do mundo, tendo-se formado no final do período Carbonífero, localizada na Rússia, com aproximadamente 2.500 km de extensão, que se estende do mar Kara, no norte até o rio Ural no sul. Nesse momento de contextualização é importante que não haja menção sobre exerce o papel de fronteira natural entre a Europa e a Ásia, pois será objeto de análise na etapa Ação Propositiva.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse momento, proponha questões problematizadoras para induzir uma reflexão acerca da importância dos Montes Urais para a Eurásia e sua delimitação de fronteiras entre os continentes em destaque. Espera-se que os alunos relacionem acidentes geográficos, como é o caso de uma montanha ou rio como divisor de espaços, estabelecendo limites fronteiriços.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Nesse momento, os alunos, em duplas, realizarão uma leitura e análise de mapas pautados em alguns questionamentos propostos. Para dar início a atividade apresente aos alunos o conjunto de três mapas, sendo: Mapa 1 - Planisfério Político; Mapa 2 - Planisfério Físico e Mapa 3- Planisfério com divisão dos Continentes. Oriente os alunos pautar sua análise para a Eurásia (junção) e para divisão dos continentes Europa e Ásia. Em seguida, peça para que os alunos respondam seu seu caderno as respostas dos questionamentos a seguir:
1-Qual a localização, aproximada, dos Montes Urais nos mapas apresentados. Nesse momento, espera-se que os alunos consigam identificar facilmente os Montes Urais no Planisfério Físico, fazendo uma relação direta com a delimitação dos continentes Europa e Ásia e que observem que a Rússia foi repartida, tendo territórios nos dois continentes.
2- Na sua opinião qual a relação pode ser estabelecida entre os Montes Urais e a divisão do Continente Eurásia, em dois continentes distintos: Europa e Ásia. Espera-se que os alunos relacionam limites com a ideia de divisão, estabelecidos nesse caso, por fatores naturais, no caso específico, uma cordilheira de montanhas. ao aluno a pensar sobre limites naturais.
3- Comente a afirmação a seguir: “Ao considerar apenas os componentes físico-naturais para delimitação de fronteiras, acaba sendo por muitas vezes uma decisão arbitrária e injusta”. Para elaboração de sua resposta, paute na observação realizada na divisão a partir dos Montes Urais. Por fim, o aluno terá oportunidade de se posicionar diante a problemática referente às delimitações que levam em consideração apenas os aspectos naturais, não levando em consideração aspectos culturais, étnicos, entre outros. A Federação Russa é exemplo disso, pois tem seu território os dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível realizar a projeção dos mapas apresentados, a atividade pode ser pautada na impressão dos materiais e disponibilizados aos alunos ou ainda pode ser feita com apoio de Mapas Múndi Político e Físico ou com apoio de Atlas Escolar. para impressão dos materiais utilizados nesta etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pbe85ubPHjXeM2ddXS8rMMeVbCsypTXC3h32HpvjAz4h9wZ3YFVSJbaqFjhH/geo9-07und01-acao-propositiva-materiais.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento, os alunos, em duplas, realizarão uma leitura e análise de mapas pautados em alguns questionamentos propostos. Para dar início a atividade apresente aos alunos o conjunto de três mapas, sendo: Mapa 1 - Planisfério Político; Mapa 2 - Planisfério Físico e Mapa 3- Planisfério com divisão dos Continentes. Oriente os alunos pautar sua análise para a Eurásia (junção) e para divisão dos continentes Europa e Ásia. Em seguida, peça para que os alunos respondam seu seu caderno as respostas dos questionamentos a seguir:
1-Qual a localização, aproximada, dos Montes Urais nos mapas apresentados. Nesse momento, espera-se que os alunos consigam identificar facilmente os Montes Urais no Planisfério Físico, fazendo uma relação direta com a delimitação dos continentes Europa e Ásia e que observem que a Rússia foi repartida, tendo territórios nos dois continentes.
2- Na sua opinião qual a relação pode ser estabelecida entre os Montes Urais e a divisão do Continente Eurásia, em dois continentes distintos: Europa e Ásia. Espera-se que os alunos relacionam limites com a ideia de divisão, estabelecidos nesse caso, por fatores naturais, no caso específico, uma cordilheira de montanhas. ao aluno a pensar sobre limites naturais.
3- Comente a afirmação a seguir: “Ao considerar apenas os componentes físico-naturais para delimitação de fronteiras, acaba sendo por muitas vezes uma decisão arbitrária e injusta”. Para elaboração de sua resposta, paute na observação realizada na divisão a partir dos Montes Urais. Por fim, o aluno terá oportunidade de se posicionar diante a problemática referente às delimitações que levam em consideração apenas os aspectos naturais, não levando em consideração aspectos culturais, étnicos, entre outros. A Federação Russa é exemplo disso, pois tem seu território os dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível realizar a projeção dos mapas apresentados, a atividade pode ser pautada na impressão dos materiais e disponibilizados aos alunos ou ainda pode ser feita com apoio de Mapas Múndi Político e Físico ou com apoio de Atlas Escolar. para impressão dos materiais utilizados nesta etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pbe85ubPHjXeM2ddXS8rMMeVbCsypTXC3h32HpvjAz4h9wZ3YFVSJbaqFjhH/geo9-07und01-acao-propositiva-materiais.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento, os alunos, em duplas, realizarão uma leitura e análise de mapas pautados em alguns questionamentos propostos. Para dar início a atividade apresente aos alunos o conjunto de três mapas, sendo: Mapa 1 - Planisfério Político; Mapa 2 - Planisfério Físico e Mapa 3- Planisfério com divisão dos Continentes. Oriente os alunos pautar sua análise para a Eurásia (junção) e para divisão dos continentes Europa e Ásia. Em seguida, peça para que os alunos respondam seu seu caderno as respostas dos questionamentos a seguir:
1-Qual a localização, aproximada, dos Montes Urais nos mapas apresentados. Nesse momento, espera-se que os alunos consigam identificar facilmente os Montes Urais no Planisfério Físico, fazendo uma relação direta com a delimitação dos continentes Europa e Ásia e que observem que a Rússia foi repartida, tendo territórios nos dois continentes.
2- Na sua opinião qual a relação pode ser estabelecida entre os Montes Urais e a divisão do Continente Eurásia, em dois continentes distintos: Europa e Ásia. Espera-se que os alunos relacionam limites com a ideia de divisão, estabelecidos nesse caso, por fatores naturais, no caso específico, uma cordilheira de montanhas. ao aluno a pensar sobre limites naturais.
3- Comente a afirmação a seguir: “Ao considerar apenas os componentes físico-naturais para delimitação de fronteiras, acaba sendo por muitas vezes uma decisão arbitrária e injusta”. Para elaboração de sua resposta, paute na observação realizada na divisão a partir dos Montes Urais. Por fim, o aluno terá oportunidade de se posicionar diante a problemática referente às delimitações que levam em consideração apenas os aspectos naturais, não levando em consideração aspectos culturais, étnicos, entre outros. A Federação Russa é exemplo disso, pois tem seu território os dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível realizar a projeção dos mapas apresentados, a atividade pode ser pautada na impressão dos materiais e disponibilizados aos alunos ou ainda pode ser feita com apoio de Mapas Múndi Político e Físico ou com apoio de Atlas Escolar. para impressão dos materiais utilizados nesta etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pbe85ubPHjXeM2ddXS8rMMeVbCsypTXC3h32HpvjAz4h9wZ3YFVSJbaqFjhH/geo9-07und01-acao-propositiva-materiais.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento, os alunos, em duplas, realizarão uma leitura e análise de mapas pautados em alguns questionamentos propostos. Para dar início a atividade apresente aos alunos o conjunto de três mapas, sendo: Mapa 1 - Planisfério Político; Mapa 2 - Planisfério Físico e Mapa 3- Planisfério com divisão dos Continentes. Oriente os alunos pautar sua análise para a Eurásia (junção) e para divisão dos continentes Europa e Ásia. Em seguida, peça para que os alunos respondam seu seu caderno as respostas dos questionamentos a seguir:
1-Qual a localização, aproximada, dos Montes Urais nos mapas apresentados. Nesse momento, espera-se que os alunos consigam identificar facilmente os Montes Urais no Planisfério Físico, fazendo uma relação direta com a delimitação dos continentes Europa e Ásia e que observem que a Rússia foi repartida, tendo territórios nos dois continentes.
2- Na sua opinião qual a relação pode ser estabelecida entre os Montes Urais e a divisão do Continente Eurásia, em dois continentes distintos: Europa e Ásia. Espera-se que os alunos relacionam limites com a ideia de divisão, estabelecidos nesse caso, por fatores naturais, no caso específico, uma cordilheira de montanhas. ao aluno a pensar sobre limites naturais.
3- Comente a afirmação a seguir: “Ao considerar apenas os componentes físico-naturais para delimitação de fronteiras, acaba sendo por muitas vezes uma decisão arbitrária e injusta”. Para elaboração de sua resposta, paute na observação realizada na divisão a partir dos Montes Urais. Por fim, o aluno terá oportunidade de se posicionar diante a problemática referente às delimitações que levam em consideração apenas os aspectos naturais, não levando em consideração aspectos culturais, étnicos, entre outros. A Federação Russa é exemplo disso, pois tem seu território os dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível realizar a projeção dos mapas apresentados, a atividade pode ser pautada na impressão dos materiais e disponibilizados aos alunos ou ainda pode ser feita com apoio de Mapas Múndi Político e Físico ou com apoio de Atlas Escolar. para impressão dos materiais utilizados nesta etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pbe85ubPHjXeM2ddXS8rMMeVbCsypTXC3h32HpvjAz4h9wZ3YFVSJbaqFjhH/geo9-07und01-acao-propositiva-materiais.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento, os alunos, em duplas, realizarão uma leitura e análise de mapas pautados em alguns questionamentos propostos. Para dar início a atividade apresente aos alunos o conjunto de três mapas, sendo: Mapa 1 - Planisfério Político; Mapa 2 - Planisfério Físico e Mapa 3- Planisfério com divisão dos Continentes. Oriente os alunos pautar sua análise para a Eurásia (junção) e para divisão dos continentes Europa e Ásia. Em seguida, peça para que os alunos respondam seu seu caderno as respostas dos questionamentos a seguir:
1-Qual a localização, aproximada, dos Montes Urais nos mapas apresentados. Nesse momento, espera-se que os alunos consigam identificar facilmente os Montes Urais no Planisfério Físico, fazendo uma relação direta com a delimitação dos continentes Europa e Ásia e que observem que a Rússia foi repartida, tendo territórios nos dois continentes.
2- Na sua opinião qual a relação pode ser estabelecida entre os Montes Urais e a divisão do Continente Eurásia, em dois continentes distintos: Europa e Ásia. Espera-se que os alunos relacionam limites com a ideia de divisão, estabelecidos nesse caso, por fatores naturais, no caso específico, uma cordilheira de montanhas. ao aluno a pensar sobre limites naturais.
3- Comente a afirmação a seguir: “Ao considerar apenas os componentes físico-naturais para delimitação de fronteiras, acaba sendo por muitas vezes uma decisão arbitrária e injusta”. Para elaboração de sua resposta, paute na observação realizada na divisão a partir dos Montes Urais. Por fim, o aluno terá oportunidade de se posicionar diante a problemática referente às delimitações que levam em consideração apenas os aspectos naturais, não levando em consideração aspectos culturais, étnicos, entre outros. A Federação Russa é exemplo disso, pois tem seu território os dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível realizar a projeção dos mapas apresentados, a atividade pode ser pautada na impressão dos materiais e disponibilizados aos alunos ou ainda pode ser feita com apoio de Mapas Múndi Político e Físico ou com apoio de Atlas Escolar. para impressão dos materiais utilizados nesta etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pbe85ubPHjXeM2ddXS8rMMeVbCsypTXC3h32HpvjAz4h9wZ3YFVSJbaqFjhH/geo9-07und01-acao-propositiva-materiais.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula traga o questionamento sobre os países considerados estados transcontinentais, como é o caso da Rússia e Turquia, que estão presentes nos dois continentes. Entretanto, outros aspectos considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano.
Sistematização
Orientações: Para finalizar a aula, traga o questionamento sobre os países considerados estados transcontinentais, como é o caso da Rússia e Turquia, que estão presentes nos dois continentes. Entretanto, outros aspectos considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer os Montes Urais como fronteira natural entre Ásia e Europa. É recomendável que para esta aula os alunos estejam dispostos em duplas. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, envie o mapa e a imagem dos Montes Urais, disponível aqui. Apresente a imagem que retrata a paisagem do Monte Ural com o objetivo de trabalhar os aspectos constituintes dessa paisagem, ou seja, fazer com que os alunos identifiquem aspectos característicos de uma cordilheira de montanhas. Em seguida, mostre o recorte do mapa fisiográfico, em que é possível identificar os Montes Urais. Informe aos alunos que essa formação está entre as mais antigas do mundo, tendo-se formado no final do período Carbonífero. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Nesse momento, proponha questões problematizadoras: "Qual a importância dos Montes Urais na Eurásia? Qual a sua relevância na delimitação de fronteiras?". A ideia é induzir uma reflexão acerca da importância dos Montes Urais para a Eurásia e sua delimitação de fronteiras entre os continentes em destaque. Incentive-os a enviar mensagens via WhatsApp. Espera-se que os alunos reconheçam acidentes geográficos, como uma montanha ou um rio, como divisores de espaços, estabelecendo limites fronteiriços. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Neste momento, os alunos, em duplas, realizarão uma leitura e análise de mapas pautados em alguns questionamentos propostos. Para dar início à atividade, apresente aos alunos o os três mapas: Mapa 1 - Planisfério Político; Mapa 2 - Planisfério Físico e Mapa 3- Planisfério com divisão dos Continentes, disponíveis aqui. Oriente os alunos a pautar suas análises na Eurásia (junção) e na divisão dos continentes Europa e Ásia. Em seguida, peça que respondam no caderno os questionamentos a seguir:
1 - Qual a localização aproximada dos Montes Urais nos mapas apresentados? Espera-se que os alunos consigam identificar facilmente os Montes Urais no Planisfério Físico, fazendo uma relação direta com a delimitação dos continentes Europa e Ásia, e que observem que a Rússia foi repartida, tendo territórios nos dois continentes.
2 - Na sua opinião, que relação pode ser estabelecida entre os Montes Urais e a divisão do continente Eurásia em dois continentes distintos: Europa e Ásia? Espera-se que os alunos relacionem limites com a ideia de divisão, estabelecidos, nesse caso, por fatores naturais - uma cordilheira de montanhas.
3 - Comente a afirmação a seguir: “Considerar apenas os componentes físico-naturais para delimitação de fronteiras é muitas vezes uma decisão arbitrária e injusta”. Para a elaboração de sua resposta, paute-se na observação realizada na divisão a partir dos Montes Urais. Por fim, o aluno terá a oportunidade de se posicionar diante da problemática referente às delimitações que levam em consideração apenas os aspectos naturais, e não aspectos culturais, étnicos, entre outros. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Para finalizar a aula, traga o questionamento: "Como fica a Rússia e a Turquia, que têm seus territórios nos dois continentes?". Explique que são transcontinentais, países que estão presentes em mais de um continente. Entretanto, além dos aspectos físico-naturais, outros aspectos devem ser considerados. A Rússia se caracteriza como país europeu devido à história de conquistas imperiais na Ásia, e a Turquia se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Revise com a turma as respostas e faça comentários pertinentes, ao encontro do objetivo de aprendizagem desta aula. Comente que a participação de todos foi primordial. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem o texto sobre os Montes Urais, disponível aqui, com seus filhos. Assim, podem ajudá-los na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer os Montes Urais como fronteira natural entre Ásia e Europa.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
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