Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: serviços de um banco, lucro, despesas, rendimento, orçamento, consumo consciente. Caso não tenha trabalhado, você pode realizar outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC antes. Seguem alguns links de planos de aulas para você utilizar antes desta aula.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre a gestão de finanças, acesse:
Para ampliar seus conhecimentos sobre os investimentos na infância, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido:
8 minutos.
Orientações
Organize, antecipadamente, os estudantes em grupos. Para trabalhar o contexto, utilize a imagem 1 ou um objeto (cofre de porquinho ou um cofrinho) como motivação para a discussão. É importante que os estudantes possam visualizar a figura ou o objeto. Organize um espaço no quadro ou um cartaz para registrar as ideias dos estudantes referentes às questões que irão conduzi-los no levantamento de conhecimentos. Seguem sugestões de algumas questões:
- Vocês sabem o que é isso?
- Vocês têm cofrinho?
- Para que serve um cofrinho?
- Existem outros tipos de cofres? Quais?
- O que é poupar?
- Por que guardamos dinheiro?
- Como fazer para poupar?
- Como podemos fazer para guardar o dinheiro que poupamos?
O que propor?
Apresente a imagem ou o objeto (cofre de porquinho). Explique-lhes que farão uma conversa coletiva e coloque uma questão para organizar a discussão (pode utilizar as sugestões indicadas nas orientações acima). Peça aos estudantes para falar sobre o que sabem e vá fazendo outras perguntas para colocarem seus conhecimentos acerca do tema: “Poupar: o que é, para quê, como fazer”.
Faça o registro em forma de itens, agrupados em três colunas:
O que é poupar? | Para que poupar? | Como fazer para poupar?
Organize para que a maioria dos estudantes possa participar, expondo seus pensamentos. Explique-lhes sobre a importância de participarem e de ouvirem os apontamentos dos colegas.
Sugestões de adequação
Se preferir, utilize apenas as questões propostas nas colunas de registro. Você pode dar alguns minutos para que os estudantes discutam as questões nos grupos e, em seguida, promover uma socialização, registrando as ideias. Outra sugestão, para motivar a discussão, é utilizar o vídeo da Turma da Mônica: “Aprendendo a economizar”, se contar com equipamento para transmiti-lo aos estudantes: https://www.youtube.com/watch?v=NR-TB1jol_s.
Problematização
Tempo sugerido:
20 minutos.
Orientações
Para esta atividade, use a proposta de sala de aula invertida. Como o texto que será utilizado na aula é um pouco extenso (“Oba! As turmas farão um passeio: Como poupar e guardar o dinheiro?”), disponibilize uma cópia para cada estudante (em papel ou digital) e solicite aos estudantes fazer a leitura em casa. Peça-lhes para ler duas vezes e que, na segunda vez, destaquem suas dúvidas. Para saber mais sobre essa modalidade de metodologia ativa - sala de aula invertida, veja:
Esta atividade será realizada nos grupos já constituídos no início da aula. Oriente-os que se organizem no sentido de que cada integrante tenha uma função durante o trabalho:
- O repórter fará o registro e a socialização.
- Facilitador irá garantir que todos entenderam as ações propostas na atividade e, se necessário, esclarecer as dúvidas com o professor.
- Harmonizador deverá garantir a harmonia e a participação de todos.
- O controlador do tempo será responsável por garantir que o grupo realizará toda a tarefa.
Saliente a importância da participação de todos na leitura do texto e na discussão, contribuindo para responderem à situação proposta para o seu grupo.
No momento da atividade, cada estudante deverá ter sua cópia do texto (lido e com as dúvidas grifadas) e os grupos deverão ter pelo menos uma cópia da Atividade 1 “Como poupar e guardar o dinheiro?”, ambos disponíveis nos materiais complementares deste plano. Você pode fornecer uma cópia por grupo ou uma para cada componente do grupo, se julgar necessário e for possível.
O que propor?
Solicite aos estudantes que tenham os textos em mãos. Faça com os estudantes uma leitura coletiva do texto em que cada um leia um parágrafo. Para que os estudantes participem e estejam mais atentos, não utilize uma ordem predeterminada (como seguir as fileiras), mas esclareça que irá falar o nome do próximo estudante, que deverá continuar a leitura. Depois, conversem sobre as dúvidas que os estudantes levantaram na leitura realizada em casa. É importante que tudo fique esclarecido. Distribua a Atividade 1 e explique-lhes que deverão ler, discutir e responder as questões baseando-se no texto lido. Determine o tempo que terão para realizar a tarefa (cerca de 15 minutos). Enquanto os estudantes discutem e respondem, circule para verificar se entenderam a proposta. Faça as intervenções que julgar necessárias, lembrando que devem ser interferências que levem à reflexão. Oriente-os sobre a importância da participação de todos, contribuindo para que realizem a proposta.
Sugestões de adequação
Se não for possível utilizar a sala de aula invertida, peça aos estudantes para fazer uma leitura silenciosa do texto, destacando dúvidas. Depois, realize a leitura coletiva e discuta com eles suas dúvidas. Caso haja possibilidade e considere interessante, você pode disponibilizar um dispositivo digital (computador ou tablet) para que os estudantes tenham acesso à atividade sem a necessidade de impressão. Eles podem fazer seus registros também digitalmente. Para isso, você pode recorrer ao Google Docs, por exemplo, para eles realizarem seus registros colaborativamente.
Sistematização
Tempo sugerido:
15 minutos.
Orientações
Este é o momento para a socialização das discussões realizadas pelos grupos. Cada grupo deverá expor suas respostas. Faça a sistematização de uma questão por vez. Todos os grupos devem contribuir e complementar as respostas. Em cada pergunta, inicie a socialização por grupos diferentes, para terem oportunidade de se colocar em momentos diversos. Efetue as considerações ou intervenções que achar convenientes para esclarecer ou ampliar os conhecimentos. Seguem algumas questões que podem ser utilizadas para essa finalidade:
- Em que ocasiões é bom abrir uma conta poupança?
- As crianças podem ter uma conta poupança?
- Qual a diferença entre a conta poupança e a conta corrente?
- É adequado guardar o dinheiro por muito tempo num cofrinho?
- A conta corrente tem algum rendimento?
- Qual é o melhor tipo de conta para quem precisa mexer muitas vezes no seu dinheiro durante o mês?
- Para quais finalidades podemos poupar e guardar dinheiro?
Verifique o documento “Resolução de atividade 1 - Como poupar e guardar o dinheiro?”, disponível nos materiais adicionais deste plano.
O que propor?
Explique aos estudantes que eles farão a socialização das discussões realizadas nos grupos. Peça ao representante de um grupo que leia para a turma a questão 1 e a resolução a que seu grupo chegou. Em seguida, peça-lhes para falar de sua resolução, de maneira que as respostas se complementem e as dúvidas ou os enganos possam ser esclarecidos. Faça o mesmo com cada questão, sempre lembrando de iniciar com grupos diferentes e de realizar as intervenções ou considerações necessárias (vide sugestões de questões nas orientações acima). Registre, no quadro, as respostas apresentadas, organizando as ideias em uma resposta única e completa para cada pergunta. Ressalte a importância de respeitarem todas as ideias e opiniões.
Sugestões de adequação
Se você optou pelo uso de meios digitais, peça a cada grupo que salve suas resoluções para que possa sistematizar e até enviar para os demais grupos. No caso do Google Docs, o arquivo é salvo automaticamente.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
7 minutos.
Orientações
Esta atividade tem o propósito de avaliar as aprendizagens construídas. A proposta aqui é que cada estudante coloque seus conhecimentos num contexto, justificando as escolhas, conforme o que aprenderam. Ao final, socialize algumas escritas e recolha as folhas de todos os estudantes.
O que propor?
Explique aos estudantes que essa é uma atividade para registrarem o que aprenderam na aula. Peça-lhes para, numa folha avulsa, individualmente, colocarem seus nomes e depois escreverem um texto conforme as orientações. Escreva no quadro a comanda:
“Escreva um pequeno texto (de cinco a dez linhas) contando sobre uma situação para a qual você pensa em poupar e como fará para economizar e guardar o seu dinheiro, explicando por que fez essas escolhas”. Esclareça-lhes que não é necessário copiar a comanda, somente realizar a escrita do texto. No final, peça a alguns estudantes que socializem suas escritas.
Sugestões de adequação
Você pode, se preferir, realizar a proposta oral e coletivamente, mas é preciso garantir que a maioria dos estudantes participe. Lembre-se de que todos devem ouvir as falas dos colegas e também participar colocando seus aprendizados. Vá registrando, no quadro, as situações para as quais pensaram em poupar e as formas para economizar e guardar o dinheiro.