Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado como verificar a precificação de produtos e o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Para se aprofundar
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computador (se houver).
- Projetor (se houver).
- Folha com o enunciado da atividade (uma cópia para cada dupla formada).
- Encartes com promoções de supermercado (opcional).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Organize a turma em duplas. Inicie uma roda de conversa para trazer os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto.
Projete ou escreva no quadro a seguinte situação:
Em um supermercado havia uma promoção tentadora:
“Leve 15 kg de laranjas e pague metade do preço.”
Na casa de Mariana, moram ela e sua mãe e, ao ver a promoção, as duas ficaram empolgadas.
O que propor?
Faça a leitura da situação-problema e proponha uma conversa, trazendo questões como:
- Vocês costumam ir ao supermercado com suas famílias para fazer as compras?
- Vocês acham essas promoções vantajosas?
- Será que vale a pena a aquisição dessa promoção para uma família de apenas duas pessoas?
- O que deve ser analisado quando nos deparamos com promoções como essa?
Sugestões de adequação
Você pode trazer folhetos de supermercados ou pesquisar na internet sites que tenham essas promoções, para que possam analisar juntos, além de apresentá-las para os estudantes que não as conheçam.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Distribua para cada dupla uma folha com a situação-problema. Leia o enunciado e disponibilize um tempo para que os estudantes possam conversar e refletir sobre uma melhor escolha.
“Os membros da família de Henrique gostam de ir às compras de supermercado juntos. Porém, eles têm um acordo já firmado. Antes de saírem de casa, eles fazem uma lista de itens que realmente são essenciais para comprar e não podem ficar de fora. Verificam também o valor que têm disponível no orçamento. Tudo isso para que não falte nada e que o orçamento familiar não seja impactado.
Na última ida ao supermercado, quase todos os itens da lista de compras já haviam sido adquiridos, porém sobraram apenas R$ 40,00 para comprar dois itens essenciais que faltavam (um quilo de carne e cinco litros de leite).
Henrique e sua família se depararam com uma promoção bem interessante e tiveram de decidir juntos o que realmente seria o melhor a fazer.
Habitualmente eles adquirem um quilo de carne por R$ 30,00 e cinco caixas de leite por R$ 10,00.
Porém, a carne estava em promoção: dois quilos por R$ 40,00.”
O que você faria no lugar da família de Henrique? Aproveitaria a promoção? O que a família precisa avaliar antes de decidir se a compra vale a pena ou não?
O que propor?
Proponha que cada dupla analise qual a melhor estratégia a se adotar. Peça que detalhem em suas folhas o que pensaram. Circule pelas duplas e faça as mediações necessárias, incentivando que os estudantes reflitam sobre o consumo consciente dos produtos, não considerando apenas o desconto. É importante que os estudantes reflitam sobre os aspectos a serem analisados para definir a compra. Fomentar na turma a reflexão sobre questões como validade da carne e do leite, e como isso impacta também as escolhas dos produtos. Proponha reflexões coerentes sobre a escolha dos produtos quanto ao prazo de validade e prazo de consumo por parte da família. Traga exemplos de como geralmente acontecem as promoções de produtos alimentícios (que geralmente são pautados na validade findando) e que esses são aspectos importantes a serem analisados antes da compra.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Peça que cada dupla apresente suas escolhas e justifique-as.
O que propor?
A cada apresentação, proponha uma discussão para que juntos possam debater sobre cada situação. Verifique diferentes estratégias e reflexões, aproveitando para enfatizar pontos importantes para discussão.
Algumas sugestões de perguntas que podem nortear a conversa:
- Algum cálculo foi feito para ajudar na tomada de decisão?
- A promoção foi vantajosa? Explique o que pensaram sobre isso.
- A verificação da quantidade e validade dos produtos pode ser um ponto relevante para a tomada de decisão?
- Se vocês fossem a família de Henrique, usariam qual estratégia de compra?
O que aprendemos?
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações:
Retome coletivamente os principais aspectos discutidos durante a aula. Peça que, oralmente, os estudantes apresentem o que aprenderam sobre o que precisa ser avaliado no momento da compra, ainda mais quando se apresenta uma promoção “tentadora”.
O que propor?
Proponha uma retomada coletiva e, em seguida, peça que os estudantes escrevam individualmente, pelo menos três aspectos que, a partir do que aprenderam, devem analisar no momento da compra de um produto.
Se achar oportuno, auxilie-os com alguns questionamentos:
- Quais pontos devem ser levados em consideração para uma compra consciente, econômica e que esteja dentro do orçamento existente?
- Devemos comprar os produtos em promoção, mesmo que não necessite deles no momento?
- Quais impactos teremos, caso compremos produtos buscando apenas os descontos e não considerando a real necessidade de uso?