Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Para os textos: cartolina, papel pardo ou papel sulfite, textos impressos e caneta comum ou colorida. Para os alunos: cartolina, papel pardo ou papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, projetor.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão compreender o conceito de bioma e, também, identificar alguns biomas brasileiros com base na análise de características vivas e não vivas.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir a imagem e distribuir para a turma). Logo depois, pergunte aos estudantes do que se trata a imagem. Atenção! É possível que eles perguntem o que é um bioma. Então, caso haja essa pergunta, não a responda ainda; diga que no decorrer da aula eles conseguirão descobrir. Após a socialização dos pontos de vista deles, explique que a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica e que sempre são escolhidos temas importantes para a sociedade brasileira e que precisam de atenção. Em 2017 a preocupação foi com a preservação dos biomas brasileiros. Lance outras perguntas, como: O que vocês observam no mapa brasileiro? Por que será que os biomas brasileiros são tão importantes? Após a discussão, comente com os alunos que eles irão desenhar alguns personagens de umas espécies bem interessantes.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Não se preocupe em obter respostas corretas, neste momento apenas instigue-os a pensar no assunto.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: São cinco historinhas, para cinco biomas diferentes, disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq>. Neste mesmo arquivo também tem um gabarito para verificação do professor sobre os biomas aos quais pertencem cada personagem. Cada historinha deverá ser impressa e colada em cartolina, papel pardo ou papel sulfite diferente; no verso deve estar escrito o nome de seu respectivo bioma, ou seja, um dos lados da cartolina contém o texto e o outro lado o nome do bioma. Disponibilize as cartolinas contendo os textos e o nome de cada bioma correspondente (deixe à mostra para os alunos o nome do bioma), em algum espaço da sala de aula, que pode ser sobre uma mesa, por exemplo (você também pode realizar esta atividade em outro ambiente da escola, como pátio, quadra etc. Fica a seu critério). Oriente os alunos para que se dividam em cinco grupos. Solicite que um representante de cada equipe escolha uma cartolina pelo nome do bioma e leve-a para fazer a leitura do texto que está no verso, juntamente com os outros membros de seu grupo. Para essa atividade é necessário também: cartolina, papel pardo ou papel sulfite; lápis de cor e/ou giz de cera para cada equipe. Leia o que está escrito no slide para a turma ou mostre-o e peça para algum aluno ler para todos. Diga aos alunos que eles deverão ler os textos e representá-los na forma de desenhos. Peça, também, para capricharem e desenharem de maneira clara, pois os desenhos serão expostos para todos.
Sistematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Ainda em grupos, solicite que cada equipe leia o texto e, em seguida, apresente a produção artística (desenhos) para a turma. Oriente os alunos para que comparem os desenhos e apontem as características que mais chamaram a atenção em cada desenho (eles podem fazer isso no próprio caderno). Questione-os sobre o que diferencia um desenho do outro. Direcione-os para que observem se algum desenho apresenta clima quente, frio, se chove muito etc. Leia as perguntas do slide para a turma. Ouça os apontamentos dos grupos. Valorize cada opinião e motive-os à socialização. Comente com os alunos que algumas espécies podem aparecer em mais de um bioma, entretanto, são mais comuns em um determinado bioma. Os alunos deverão utilizar um tempo médio de 12 minutos para esta parte da aula.
Sistematização
Orientações: Diga aos alunos que a palavra que eles escolheram para realizar a atividade do desenho é o bioma correspondente a cada personagem e que estes são alguns dos principais biomas brasileiros. Retome a Questão disparadora: Mas o que é um bioma? Solicite que cada grupo elabore uma definição de bioma, conforme seus entendimentos. 8 minutos é o tempo esperado para que os alunos façam esta segunda parte da atividade.
Sistematização
Orientações: Esclareça os alunos que existem diferentes definições de bioma, porém a mais aceita é a do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apresente-a para a turma e peça aos alunos que a comparem com suas definições. Certamente, terão muitas definições bem parecidas com a do IBGE, embora com termos diferentes usados por eles, no entanto com mesmo sentido. Leia a definição do IBGE para turma e explique-a usando termos e palavras mais compreensíveis para eles. Parabenize-os pela participação ativa na aula com suas produções e discussões e pergunte se algum deles tem alguma consideração a ponderar sobre biomas. O tempo estimado para essa atividade é 4 minutos.