Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando com agilidade
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculos mentais de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o número;
- Saber interpretar problemas matemáticos;
- Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.
Objetivo específico:
Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem;
- Painéis decorados como colmeias;
- Atividade xerocada;
- Papel;
- Lápis de cor;
- Cartelas impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.
Discuta com a turma:
- Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
- Temos o recurso da calculadora a todo momento?
- Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
- Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
- Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
- Por que o cálculo mental é importante?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.
Discuta com a turma:
- Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
- Temos o recurso da calculadora a todo momento?
- Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
- Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
- Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
- Por que o cálculo mental é importante?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)
Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- O que você tem que fazer primeiro?
- O que está perguntando o seu problema?
- O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
- E a menos?
- E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?
- Como pensar para calcular sem registrar?
- Qual estratégia pode me ajudar para calcular mais rápido?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)
Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- O que você tem que fazer primeiro?
- O que está perguntando o seu problema?
- O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
- E a menos?
- E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental encontradas por eles e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientações: Diga a seus alunos, que pensem na situação da personagem Ana ao se deparar com a situação de não ter nenhum recurso para somar quantidades e ter que fazer isso mentalmente.O esperado é que eles compreendam que a agilidade no cálculo mental, facilita na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- O que vocês sentiram no momento do jogo em que tinham que fazer o cálculo mental bem rápido para formar a colmeia?
- Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
- Vamos ler juntos a aprendizagem desta aula?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)
Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.
Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu entender o quadro?
- Consegue calcular mentalmente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)
Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.
Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu entender o quadro?
- Consegue calcular mentalmente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_06NUM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Cartelas e cartas do jogo.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual
Jamboard
Jogo online: Jogo da adição
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental. A atividade é um jogo com cartelas que deveria ser realizado em grupo, entretanto, isso não será possível neste momento remoto. Os alunos devem ter acesso aos materiais e às regras do jogo. Você pode pedir que os alunos imprimam e recortem as cartelas ou as desenhem com antecedência para que os alunos tenham esse material na hora da realização da atividade. A atividade pode ser realizada de forma síncrona por videoconferência ou síncrona/assíncrona por WhatsApp ou ferramenta similar. Grave um vídeo explicando as regras do jogo e jogando uma partida para que eles possam compreender melhor como se joga. Se não conseguir gravar o vídeo, pode gravar áudios ou enviar textos e colocar fotografias como se fossem um passo a passo. Os alunos podem jogar sozinhos ou com alguém da família. Caso joguem sozinho, eles podem ser desafiados a resolver as situações problema em um tempo cada vez menor. Peça que tirem fotografias jogando. Essas fotografias podem ser compartilhadas em um álbum virtual (Google fotos) para que todos tenham acesso.
Uma outra opção é modificar o jogo e colocá-lo em um Jamboard compartilhado entre os grupos de alunos, assim alguns podem ser as abelhas e outros, a colmeia. Dessa forma, poderão jogar juntos, mesmo estando distantes.
Discussão da solução
Fotografe ou tire um print dos slides 7 a 10 da discussão da solução e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Os alunos devem apresentar primeiramente as formas em que realizaram a atividade por fotografias ou de forma escrita. Se tiverem realizado o Jamboard, esses podem ser compartilhados com a turma. Depois, podem observar as soluções dos slides e escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, você pode complementar o painel de soluções.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Ela retoma a resolução de problemas utilizando o cálculo mental. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser jogando o jogo com os alunos e compartilhando com eles as estratégias de resolução.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o número;
- Saber interpretar problemas matemáticos;
- Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.
Objetivo específico:
Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem;
- Painéis decorados como colmeias;
- Atividade xerocada;
- Papel;
- Lápis de cor;
- Cartelas impressas.