Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando por aproximação
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculos mentais de adição e subtração
Descrição
Sobre o plano - MAT3-06NUM01- Calculando por aproximação.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o numeral;
- Saber a posição dos numerais na reta numerada;
- Fazer cálculo mental com quantidades menores até 10.
Objetivo específico:
Encontrar resultados aproximados de adições e subtrações utilizando o cálculo mental
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem;
- Cartazes;
- Atividade xerocada;
- Papel;
- Fita colorida;
- Lápis de cor;
- Calculadora;
- Fichas e outros.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)
Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.
Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.
Discuta com a turma:
- Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
- Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
- E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
- E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)
Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.
Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.
Discuta com a turma:
- Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
- Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
- E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
- E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)
Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.
Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.
Discuta com a turma:
- Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
- Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
- E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
- E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)
Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.
Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.
Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.
Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:
- Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
- Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
- Todos concordam com este resultado?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)
Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.
Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.
Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.
Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:
- Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
- Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
- Todos concordam com este resultado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)
Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.
Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.
Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.
Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:
- Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
- Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
- Todos concordam com este resultado?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sistematizar o trabalho com o cálculo aproximado.
Orientações: Apresente as operações para seus alunos , perguntando qual o valor aproximado das mesmas. Em seguida, apresente a possibilidade de calcular, somando ou subtraindo as centenas mais próximas.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o cálculo aproximado dessa operação?
- Se somarmos as centenas teremos uma aproximação desse valor?
- Vocês acham que o valor aproximado é maior ou menor que o valor exato?
- Se subtrairmos a centena exata mais próxima qual é o valor aproximado?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientações: Mostre na reta as dezenas mais próximas das duas extremidades de centenas.
Discuta com a turma:
- Para fazer uma operação de adição ou subtração por aproximação, precisamos arredondar os numerais.
- Para arredondar para a centena maior, qual posição da reta encontram-se as dezenas? E da menor?
- E a dezena 50? Arredondamos para a maior ou para a menor?
- A que conclusão podemos chegar?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )
Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.
Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )
Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.
Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_06NUM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Cartões com respostas para os cálculos. Os alunos podem imprimir ou escrever os cartões com as respostas.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Jogo da adição
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano é atividade principal, entretanto vale a pena retomar os conceitos de arredondamento. Você pode enviar as imagens dos slides por WhatsApp antes da aula para que os alunos já irem pesquisando e concluindo o que sabem sobre arredondamento e realizando alguns. Eles podem enviar as respostas e reflexões pelo próprio WhatsApp e um aluno pode ir complementando o pensamento do outro e discutindo o assunto. Você pode fazer intervenções através de perguntas e comentários sobre as respostas que forem dando.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é encontrar resultados aproximados de adições e subtrações utilizando o cálculo mental. Nesta atividade, os alunos deverão efetuar cálculos e responder com um resultado aproximado presente em cartões. Se você tiver comunicação com os alunos através de WhatsApp, envie os dados da tabela do slide 7 por fotografia, print do slide ou pelo documento da atividade principal e envie as orientações para a realização da atividade por gravação ou vídeo. Apresente os cálculos um a um e peça que os alunos mostrem o cartão por vídeo, se estiver em videoconferência, ou por áudio ou texto, se estiver pelo WhatsApp ou similar.
É importante que, além de mostrar o cartão, os alunos expliquem o porquê da sua escolha.
Discussão da solução
Compartilhe ou fotografe os slides 9 a 12 da discussão da solução e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Os alunos devem apresentar também as formas que realizaram as operações por aproximação por fotografias ou de forma escrita. Depois, podem observar as soluções dos slides e escrever ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel de soluções.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização dos conceitos para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser através do compartilhamento de estratégias e de opiniões. Podem também brincar com desafios envolvendo cálculos mentais.
Sobre o plano - MAT3-06NUM01- Calculando por aproximação.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o numeral;
- Saber a posição dos numerais na reta numerada;
- Fazer cálculo mental com quantidades menores até 10.
Objetivo específico:
Encontrar resultados aproximados de adições e subtrações utilizando o cálculo mental
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem;
- Cartazes;
- Atividade xerocada;
- Papel;
- Fita colorida;
- Lápis de cor;
- Calculadora;
- Fichas e outros.