Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando problemas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculos mentais de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06 Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o número;
- Saber interpretar problemas matemáticos;
- Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.
Objetivo específico:
Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem,
- Balões coloridos com dados dos problemas dentro dos mesmos.
- Atividade xerocada,
- Papel,
- Lápis.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades.
Orientações: Pergunte a seus alunos se eles conseguem criar problemas a partir das situações apresentadas.Peça para que pensem na ideia de comparar quantidades, uma situação usando a operação de adição e a outra de subtração. O resultado das duas deve ser o mesmo, 310. Dê um tempo para eles formularem o pensamento e criarem o problema. Depois peça que falem o que pensaram. O esperado é que eles criem situações simples de comparação, e usem os conceitos quanto a mais, quanto a menos, quanto falta e quanto sobra.Estimule o cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Que operações são possíveis de fazer a partir dessas situações?
- Você sabe criar problemas com a ideia de comparar quantidades a partir das operações apresentadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)
Propósito: Desenvolver a habilidade de elaborar problemas com a ideia de comparação de quantidades, utilizando o cálculo mental.
Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Diga a seus alunos que farão uma brincadeira divertida e que todos devem cooperar para que o grupo a qual pertencem seja bem sucedido na atividade. Apresente 10 ou mais balões com resultados e ideia de comparação de quantidades dentro de cada um.Dependendo da quantidade de alunos que você tenha na sala, coloque mais balões e proponha outros valores.Você pode fazer duas cópias se preferir, assim terá possibilidde de aparecer problemas diferentes com os mesmos valores e ideias. Diga a eles que ao sinal que você der, um membro do grupo deverá escolher um balão, estourar e retirar a plaquinha de dentro dele com o resultado do problema e a ideia que este deve apresentar. O grupo fará um cálculo mental e elaborará um problema cujo resultado seja o indicado. Exemplo: Balão rosa: o problema apresentará a ideia de quanto a mais e o resultado da operação deverá ser 250. Assim que o grupo registrar o problema, poderá se dirigir a outro balão, estourar e repetir a orientação. Ao final dos 20 minutos, peça que os grupos exponham os problemas criados. O grupo que tiver feito mais problemas e que estejam adequados, ganharão a brincadeira.
Discuta com a turma:
- Qual a operação que poderá ser criada e que tenha esse resultado?
- Se a ideia é de comparar quantidades para saber quanto a menos, como você sugere o texto do problema?
- Resolva o problema depois de pronto para conferir se o resultado realmente é esse e se a ideia foi apresentada corretamente.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)
Propósito: A atividade tem como propósito, desenvolver a habilidade de elaborar problemas com a ideia de comparação de quantidades, utilizando o cálculo mental.
Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Dependendo da quantidade de alunos que você tenha na sala, coloque mais balões e proponha outros valores. Diga a seus alunos que farão uma brincadeira divertida e que todos devem cooperar para que o grupo a qual pertencem seja bem sucedido na atividade. Apresente 10 ou mais balões com resultados e ideia de comparação de quantidades dentro de cada um. Diga a eles que ao sinal que você der, um membro do grupo deverá escolher um balão, estourar e retirar a plaquinha de dentro dele com o resultado do problema e a ideia que este deve apresentar. O grupo fará um cálculo mental e elaborará um problema cujo resultado seja o indicado. Exemplo: Balão rosa: o problema apresentará a ideia de quanto a mais e o resultado da operação deverá ser 250. Assim que o grupo registrar o problema, poderá se dirigir a outro balão, estourar e repetir a orientação. Ao final dos 20 minutos, peça que os grupos exponham os problemas criados. O grupo que tiver feito mais problemas e que estejam adequados, ganharão a brincadeira.
Discuta com a turma:
- Qual a operação que poderá ser criada e que tenha esse resultado?
- Se a ideia é de comparar quantidades para saber quanto a menos, como você sugere o texto do problema?
- Resolva o problema depois de pronto para conferir se o resultado realmente é esse e se a ideia foi apresentada corretamente.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)
Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.
Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.
Discuta com a turma:
- O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
- O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
- Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
- Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
- Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
- A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)
Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.
Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.
Discuta com a turma:
- O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
- O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
- Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
- Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
- Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
- A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)
Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.
Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.
Discuta com a turma:
- O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
- O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
- Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
- Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
- Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
- A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)
Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.
Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.
Discuta com a turma:
- O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
- O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
- Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
- Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
- Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
- A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Elaborar uma conclusão da aula do dia.
Orientações: A partir da discussão da atividade principal, pergunte aos alunos as impressões e dificuldades que tiveram com a proposta da aula e o que aprenderam.
Discuta com a turma:
- Quais habilidades foram necessárias para que vocês pudessem elaborar o problema?
- Quais foram as dificuldades que o grupo encontrou?
- O que foi possível aprender com a aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 12 e 13)
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido.
Orientações: Diga a seus alunos que farão uma atividade individual e que mostrarão a habilidade de elaborar problemas utilizando o cálculo mental. Determine que:
- Observem a situação apresentada.
- Calculem mentalmente o dado que falta.
- Criem um texto com o problema incluindo os dados apresentados.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 11 e 12)
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido.
Orientações: Diga a seus alunos que farão uma atividade individual e que mostrarão a habilidade de elaborar problemas utilizando o cálculo mental. Determine que:
- Observem a situação apresentada.
- Calculem mentalmente o dado que falta.
- Criem um texto com o problema incluindo os dados apresentados.
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_06NUM05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jamboard
Jogo online: Jogo da adição
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano é atividade principal, entretanto vale a pena retomar com os alunos a forma em que problemas podem ser elaborados. Você pode enviar as imagens do slide com a situação problema por WhatsApp antes da aula para que os alunos já começarem a pensar sobre estratégias para realizar elaborar problemas. Eles podem enviar as respostas e reflexões pelo próprio WhatsApp e um aluno pode ir complementando o pensamento do outro e discutindo o assunto e apresentando outras estratégias.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a elaboração de situações problema de adição e a subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar. Nesta atividade, os alunos deveriam trabalhar em duplas, entretanto, na situação em que nos encontramos, isso ainda não é possível de forma presencial. Você pode fazer grupos de WhatsApp ou no Zoom ao invés de duplas para que trabalhem com as situações apresentadas, ou mesmo individualmente. Na atividade, os alunos deveriam estourar um balão (bexiga) para pegar o papel que estava dentro e formular o problema a partir dele. Como isso não será possível, faça um sorteio das situações entre os grupos ou entre os alunos individualmente.
Se estiver em uma videoconferência entre em todos os grupos para verificar se os alunos estão efetuando um trabalho produtivo. Você pode fazer questionamentos para guiar o trabalho e as discussões, entretanto, sem dar respostas. Caso esteja somente com WhatsApp ou em uma aula síncrona ou assíncrona, disponibilize para cada grupo ou para cada aluno, a situação sorteada. Você pode fotografá-las ou enviar por escrito.
Discussão da solução
Os alunos devem compartilhar as situações problema que foram criados por eles e a possível resolução. Peça para os outros alunos ou grupos que avaliem as situações e verifiquem se ela apresenta todos os dados que possibilitam a sua resolução. Os alunos podem comparar os problemas com os que realizaram também. Enriqueça as reflexões com questões como:
- O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
- O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
- Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
- Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
- Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
- A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser através do compartilhamento de estratégias de elaboração de problemas e de cálculo mental. Podem também brincar com desafios envolvendo cálculos mentais através dos jogos indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06 Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o número;
- Saber interpretar problemas matemáticos;
- Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.
Objetivo específico:
Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem,
- Balões coloridos com dados dos problemas dentro dos mesmos.
- Atividade xerocada,
- Papel,
- Lápis.